Emoção e orgulho na festa de 80 anos do CREA-RJ 

 

Para celebrar seus 80 anos o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) realizou na última quinta-feira, 5 de junho, uma emocionante solenidade em um plenário repleto de presenças ilustres e de históricos encontros. O local escolhido foi o simbólico Museu Nacional de Belas Artes. Além da confraternização, a cerimônia foi marcada pelas homenagens e a entrega ao presidente Agostinho Guerreiro da Moção de Congratulações e Louvor da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, iniciativa do deputado estadual Carlos Minc, que destacou o importante papel do CREA como “guardião da sustentabilidade”. O lançamento do Carimbo e do Selo Comemorativo dos 80 anos da entidade foram destaques da cerimônia, além das programações culturais e da entusiasmada homenagem aos funcionários da entidade, alguns com mais de 40 anos de casa.

 

"Nestes 80 anos temos certeza de que todos que passaram por aqui deram sua contribuição para que o CREA do Rio de Janeiro fosse considerado hoje referência nacional. Se avançamos é porque somos um time", declarou Agostinho Guerreiro, que destacou o árduo trabalho diário. “O CREA traz satisfações gigantescas, mas antes é preciso trabalhar muito, e não se consegue nada trabalhando sozinho. É uma mistura de sentimentos diversos, mas podemos ver que caminhamos e avançamos muito. Hoje estamos fazendo valer a pena os esforços”, comemorou o presidente do CREA-RJ.

 

Há 80 anos, no mesmo Museu Nacional de Belas Artes, acontecia uma sessão plenária que transformaria a área de ciência e tecnologia no Rio de Janeiro. Era o dia 5 de junho de 1934 e ali se realizaria o primeiro Conselho da 5ª Região, autarquia federal com o papel de orientar e fiscalizar o exercício profissional das engenharias e da arquitetura. A plenária presidida pelo engenheiro civil Dulphe Pineiro Machado elegeu entre os conselheiros o engenheiro e professor da Escola Politécnica da Universidade do Rio de Janeiro, Maurício Joppert da Silva e os arquitetos Duque Estrada e Afonso Eduardo Reidy, entre outros importantes nomes da época. Foi o primeiro passo para a consolidação do que hoje conhecemos como CREA-RJ.

 

>> Contato

Portal da Engenharia: http://www.clubedeengenharia.org.br

Twitter: twitter.com/clubeengenharia

E-mail: [email protected] ou [email protected]


 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo