Informe do Clube de Engenharia - 06 de janeiro de 2015

O petróleo, a Petrobras e a geopolítica

Entrevista com o conselheiro Paulo Metri
Blog dos Desenvolvimentistas

"O ano de 2014 foi marcado por dois acontecimentos que afetam frontalmente a Petrobras, maior e mais importante estatal brasileira. Foram estes a enorme queda no preço do petróleo e a vinda à tona do já antigo cartel e propinoduto que azeitava executivos de empreiteiras, altos funcionários e partidos políticos.

Chamado de “petrolão” por razões puramente propagandísticas, o que vimos foi o uso indiscriminado deste esquema para explicar todo e qualquer fato negativo que envolvesse a Petrobras. Bastante clara também foi a tentativa de emplacar no atual governo federal toda a culpa por esse esquema atuante desde no mínimo a década de 90.
A fim de trazer uma informação contextualizada e menos influenciada por interesses escusos, entrevistei o conselheiro do Clube de Engenharia e colunista do Correio da Cidadania, Paulo Metri. Atento a toda a movimentação nacional e internacional do setor, Metri enxerga uma estratégia geopolítica em torno da baixa no preço do barril, considera que o risco de sanções judiciais influencia nas ações da estatal e diz ainda que os últimos governos – tanto tucanos quanto petistas – erraram em fazer tantos leilões de áreas de reservas petrolíferas e de gás natural."

Clique aqui para ler na íntegra.



Corredor cultural para o Rio
Clube é citado em artigo de Luis Turiba 

Editoria de Opinião do jornal O Globo de hoje


"O Centro do Rio tem todos os ingredientes para se constituir num dos maiores corredores de convivências de culturas do planeta. Pense na Times Square, em Nova York; na Plaza Mayor, em Madri; ou no calçadão do Centre Georges Pompidou, em Paris. Imaginou: o centro cultural do Rio pode ser ainda maior. Basta querer, mexer, transformar, fazer.

Da Praça Mauá ao Aeroporto Santos Dumont, é um corredor onde funcionam centros culturais, museus, escolas, bibliotecas, polos gastronômicos, teatros, rádios, clubes, sindicatos, instituições carnavalescas e auditórios diversos. A cultura pulsa, mas não se articula para se tornar um tsunami de inquietações.

Consideremos a Avenida Rio Branco como eixo central, começando na Praça Mauá, onde funciona o MAR, o quase pronto Museu do Futuro, a sede da histórica Rádio Nacional e a Pedra do Sal; até a Cinelândia, onde o monumental Theatro Municipal brilha. Nessa legendária praça e em seus arredores, centro político de grandes acontecimentos, ainda convivem a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes, a Academia Brasileira de Letras, e o Museu de Arte Moderna, vizinho do Santos Dumont, que liga o Rio a São Paulo, BH e Brasília.

Do lado direito da Avenida Rio Branco, está o Clube de Engenharia, com seus 130 anos de história, e o Sindicato dos Jornalistas; isso sem falar da velha e moderna Lapa, com dezenas de espaços musicais; e a nova Praça Tiradentes."

Clique aqui para ler o artigo.

 

 

>> Contato 

Portal da Engenharia: http://www.clubedeengenharia.org.br

Twitter: twitter.com/clubeengenharia

E-mail: [email protected] ou comunicacao@clubedeengenharia.org.br

 

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo