Jornal do Clube de Engenharia nº 552 - Março de 2015

Terça-feira, 31/03/2015


Jornal do Clube de Engenharia

Nesta edição:

Em defesa da soberania nacional

“A Nação se defronta com um dos maiores desafios de sua história, abalada que está por forças internas e externas que ameaçam os próprios alicerces de sua independência e de sua soberania. As investigações policiais em torno de ilícitos praticados contra a Petrobras por ex-funcionários corruptos e venais estão dando pretexto a ataques contra a própria empresa no sentido de transformá-la de vítima em culpada, assim como de fragilizá-la com o propósito evidente de torná-la uma presa fácil para a fragmentação e a desnacionalização.”


Mobilização, informação e reação imediata podem reverter o quadro atual

"Com a apresentação da palestra sobre o tema Soberania, Ética e Corrupção, Vivacqua mobilizou o plenário com informações históricas. O ex-presidente da Valec Engenharia e Ferrovias trouxe sua experiência profissional à frente do Projeto Carajás, à época em que o programa de exploração mineral foi idealizado e colocado em prática. Em fundamentada retrospectiva abordou desde os seculares interesses estrangeiros para desnacionalizar a indústria brasileira até os riscos que correm hoje, entre outros segmentos, a indústria da construção pesada e a Petrobras, às vésperas da exploração do Pré-Sal, uma das maiores riquezas naturais do país.”


Sociedade une forçar e denuncia o que está em jogo no atual cenário político

“Enquanto as investigações da Operação Lava-Jato caminham, segundo alguns juristas, à margem da lei, o rastro deixado preocupa entidades e cidadãos conscientes do que está em jogo no cenário que se desenha. Demissões e falências ocasionadas pela paralisação de projetos da Petrobras é o prenúncio de perdas ainda maiores para o país. O desejo e o reconhecimento da necessidade de frear esse processo e alertar o povo brasileiro para a tentativa de um golpe, bem como mobilizar a sociedade civil para a luta contra os interesses do grande capital estrangeiro, fi zeram nascer uma frente de luta com repercussão nacional e internacional: a Aliança pelo Brasil em Defesa da Soberania Nacional.”


Urge preservar a área da construção pesada

 

“Nas últimas décadas, o mercado da construção civil foi atendido pelas chamadas “cinco irmãs”, grupo composto pela Odebrecht, Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Queiroz Galvão e OAS. Nessas empresas, que contratam milhares de pessoas, está concentrada boa parte do conhecimento e do capital humano da área de construção pesada do Brasil. São responsáveis por obras de infraestrutura nacional, como portos, ferrovias, estradas e metrôs. Todo esse conhecimento e história estão agora ameaçados.”

>> Contato 

Portal da Engenharia: http://www.clubedeengenharia.org.br

Twitter: twitter.com/clubeengenharia

E-mail: [email protected] ou comunicacao@clubedeengenharia.org.br

 

 

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo