Segen Estefen, acadêmico da ANE e professor da Coppe, é indicado para o Conselho da Petrobras

O professor Segen Farid Estefen, do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe/UFRJ e membro da Academia Nacional de Engenharia (ANE), foi indicado para integrar o Conselho de Administração da Petrobras. O nome do professor Segen Estefen e de outros integrantes do Conselho foram anunciados na Assembleia Geral Ordinária da estatal, realizada dia 29 de abril, na sede da empresa. Atualmente, Segen é professor titular de Estruturas Oceânicas e Engenharia Submarina da Coppe, onde exerceu os cargos de diretor Acadêmico,diretor de Tecnologia e Inovação e diretor geral.

Em recente entrevista à jornalista Marina Lemle, para a próxima edição da revista do Clube de Engenharia, o professor Segen afirmou: “ historicamente, o apelo da Petrobras foi decisivo para toda a cadeia ligada à indústria do petróleo em termos de pesquisa e desenvolvimento. Especificamente no caso da engenharia oceânica, a origem desse desenvolvimento mais forte se deu no ano de 1977, quando foi celebrado um convênio entre a Coppe e a Petrobras para a formação de recursos humanos em engenharia offshore e para o desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada referentes a plataformas fixas, ao comportamento de plataformas de petróleo no mar e mais tarde a estudos relacionados a robótica submarina, visto que o Brasil
não tinha experiência nessa área. Naquele ano, era iniciada a produção de petróleo no mar da Bacia de Campos”. Segundo o professor, “há uma sinergia muito grande entre as universidades, a Petrobras e o que há de melhor em desenvolvimento científico, tecnológico e inovação no país”. 
Ph.D em Engenharia Civil pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine, de Londres, Segen Estefen é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora e tem mestrado em Engenharia Oceânica pela Coppe/UFRJ. Realizou pós-doutorado no Institute for Marine Technology,na Norwegian University of Science and Technology. 
Fonte: Planeta Coppe Notícias Online

 

Defesa e Capacitação industrial são temas de palestra na Academia Nacional de Engenharia

No próximo dia 14 de maio, às 17 horas, a Academia Nacional de Engenharia (ANE) promove a palestra Defesa e capacitação industrial em produtos de alta tecnologia, que será ministrada por Eduardo Siqueira Brick, que falará sobre o cada vez mais acelerado desenvolvimento tecnológico e científico, que torna obsoletos em curtíssimos intervalos de tempo os artefatos bélicos, as doutrinas e as táticas à disposição das Forças Armadas. O professor também falará sobre a importância de se investir em vastos estoques de bens de capital e efetivos militares para defesa, bem como o desenvolvimento e sustentação de um complexo científico-tecnológico-industrial, capaz de inovar continuamente e suprir o setor operativo das Forças Armadas com artefatos com eficácia adequada para enfrentar as ameaças futuras possíveis no sistema internacional. 

Eduardo Siqueira Brick é professor titular da Universidade Federal Fluminense, oficial de reserva do Corpo de Engenheiros e Técnicos Navais da Marinha do Brasil e fundador e ex-CEO da Holosys Engenharia de Sistemas. A palestra acontecerá no Auditório da Escola de Negócios da PUC-Rio (Antiga e ainda conhecida como  IAG-Instituto de Administração e Gerência), localizado no terceiro andar do prédio. Este auditório também é conhecido como Auditório AMEX (American Express). O prédio fica localizado perto do restaurante Couve Flor, atravessando a ponte após o prédio sobre Pilotis Cardeal Leme, ao se entrar na PUC-Rio.

 

>> Contato 

Portal da Engenharia: http://www.clubedeengenharia.org.br

Twitter: twitter.com/clubeengenharia

E-mail: [email protected] ou [email protected]


 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo