Por uma internet livre e universal

O Clube de Engenharia foi convidado a integrar a Câmara de Universalização e Inclusão Digital do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A instituição tem a atribuição de estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da internet e à execução do registro de nomes de domínio, alocação de endereço de IP e administração pertinente ao domínio de primeiro nível “.br”. O Clube será representado pelo Diretor Técnico Marcio Patusco Lana Lobo, que também é chefe da Divisão Técnica Especializada de Eletrônica e Tecnologia da Informação (DETI). 

O convite acontece logo depois do envio de colaboração do Clube de Engenharia à consulta pública realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre o Marco Civil da Internet, que se encerrou ontem, 19 de maio. As propostas apresentadas pelo Clube à agência tratam de temas como Modelo de Negócios, prestação adequada de serviços e aplicações, relações entre os agentes envolvidos, tratamento de comunicações de emergência e bloqueio de conteúdo a pedido do usuário. Ao final do documento, de forma incisiva, o Clube de Engenharia apresenta pontos importantes para que o setor seja mais transparente, “Restam ainda duas questões importantíssimas: Como a Anatel vai pesar ou equilibrar as contribuições da sociedade civil com as do empresariado? Qual será o texto final da Anatel? Isso precisa ser apresentado de forma clara e transparente, daí a urgência de uma real consulta pública que exponha a visão da Anatel. Não se trata de uma escolha e, sim, de uma obrigação da agência".

 

Clique aqui para ler o documento na íntegra.

Clube é destaque em 2015 

 

O Presidente Francis Bogossian recebeu, na noite de ontem, 19 de maio, o prêmio “Destaque do Ano de 2015”, oferecido pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC) a profissionais e entidades por suas ações e expressivas contribuições para um Brasil melhor. A homenagem fez parte da tradicional comemoração anual do aniversário do instituto que, desde 2007, recebe os engenheiros de custos, entidades parceiras, amigos e apoiadores. A solenidade que encheu o auditório do 25º andar do Clube de Engenharia foi seguida por comemoração no salão de festas do 24º andar. O tema do evento este ano foi o Congresso Internacional de Engenharia de Custos, que acontecerá pela primeira vez na América Latina, no Rio de Janeiro, entre os dias 10 e 12 de outubro de 2016.  

Segundo o presidente do IBEC e conselheiro do Clube de Engenharia, Paulo Roberto Vilela Dias, a homenagem ao Clube de Engenharia vem em agradecimento ao papel que desempenha, historicamente, na consolidação da engenharia no país. "Nós sabemos da importância que o Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro e o Instituto de Engenharia, em São Paulo, entre outras poucas entidades pioneiras têm por praticamente criarem a engenharia nacional, não só para os engenheiros como para a sociedade como um todo", declarou Paulo. Além do Clube de Engenharia, foram homenageados o Instituto de Engenharia de São Paulo, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, José Tadeu da Silva, entre outros.

 

>> Contato 

Portal da Engenharia: http://www.clubedeengenharia.org.br

Twitter: twitter.com/clubeengenharia

E-mail: [email protected] ou [email protected]

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo