Informe do Clube de Engenharia - 13 de outubro do 2015

Ermínia Maricato lança o livro "Para entender a crise urbana"

Na próxima quinta-feira, dia 15 de outubro, às 18h, no Museu da República, a professora Ermínia Maricato lança o livro “Para entender a Crise Urbana”. Marcado por uma perspectiva clara, o trabalho reflete a própria trajetória política e teórica da autora, que evidencia o desenvolvimento do capitalismo como gestor de uma crise urbana. Com reflexões teóricas e políticas que auxiliam a compreensão da lógica de funcionamento e de organização do espaço urbano, a obra aborda as características históricas brasileiras, a tradição escravocrata e o patrimonialismo, elementos fundamentais para a compreensão dessa crise.
Além de Maricato, que é professora da FAU USP e professora visitante do Instituto de Economia da Unicamp, a mesa de debates contará com a participação do economista Carlos Antônio Brandão, IPPUR/UFRJ; Maria dos Camelôs, do Comitê Popular da Copa e Olimpíadas e Movimento Unido dos Camelôs (MUCA) e do sociólogo Guilherme Marques, doutor pelo IPPUR/UFRJ.
Pesquisadora política,Ermínia Maricato ocupou cargos públicos na Prefeitura da Cidade de São Paulo, onde foi Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano (1989-1992) e no Governo Federal, onde foi Secretária Executiva do Ministério das Cidades (2003- 2005) cuja proposta de criação se deu sob sua coordenação.
Realizado pela Federação Nacional de Arquitetos (FNA) e Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), o evento integra o ciclo de debates “O Brasil que você não vê na TV”, organizado pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro. 
Serviço
Local: MUSEU DA REPÚBLICA, Rua do Catete, 153 – Metrô Estação Catete
Dia: quinta-feira, 15 de outubro
Hora: 18:30h

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo