Informe do Clube de Engenharia - 30 de setembro de 2015

Conselho Diretor aprova  a formalização do Colégio de Ex-Presidentes como instância consultiva 


 

O Conselho Diretor aprovou, na sessão realizada  segunda-feira, 28 de setembro, a proposta feita pelo presidente Pedro Celestino  sobre o estabelecimento  do Colégio de Ex-presidentes como órgão consultivo da Presidência. 

A convergência de ideias, a concretização de uma chapa de coalizão e a união de forças em torno de um Plano de Trabalho durante as recentes eleições do Clube, foram frutos, entre outras ações, do apoio direto dos ex-presidentes. Juntos, a partir de convite feito pelo presidente Francis Bogossian, Heloi Moreira, Raymundo de Oliveira, Renato Almeida, Agostinho Guerreiro, Fernando Uchôa e Hildebrando Góes, tiveram participação decisiva no recente processo eleitoral.

“Propomos organizar a participação hoje dispersa dos ex-presidentes, que, juntos, podem contribuir muitos mais nas ações que vamos empreender. Os ex-presidentes emprestaram seu brilho ao Conselho Diretor e ao Clube. A proposta sugere que se aproveite a experiência que trazem no esforço que o Clube de Engenharia fará, com a diretoria e este conselho, no sentido de recuperar e aumentar a nossa representatividade junto à sociedade brasileira. Vários deles são professores. Pensamos em levar o Clube de Engenharia às principais escolas de Engenharia do Grande Rio e eles também podem nos ajudar muito neste processo de interlocução junto às universidades”, esclareceu Pedro Celestino, ao apresentar a proposta ao plenário.

“O quadro nacional se agravou de tal sorte que a unidade e a discussão entre os ex-presidentes no sentido de somar esforços e unificar uma ação comum veio se cristalizando quase como uma tendência natural. Preservar o Colégio de Ex-Presidentes é preservar e consolidar a açãodo Clube de Engenharia, de forma una, em defesa dos interesses da engenharia e dos engenheiros”, defendeu Cesar Duarte.

“O momento da engenharia é grave. A experiência de cada um, com passagens marcantes neste Conselho, é indispensável. Os ex-presidentes vêm demonstrando, na prática, que têm responsabilidade com a instituição, tanto na preservação de sua história, quanto no compromisso de colaborar para que o Clube de Engenharia cresça e dê respostas aos problemas do país”, afirmou Fernando Tourinho.

“O grande mérito é avançar no que já se conseguiu com a união das eleições 2015 no Clube, a construção de uma chapa, a mais ampla possível, de modo a assegurar o pluralismo. Trazer para o Conselho Diretor, institucionalizar, consultar, ampliar é necessário. É também dizer: você não pode pendurar a chuteira, você é muito importante, e tem muito a contribuir. O Brasil precisa da bagagem e da sabedoria daqueles que já aprenderam com a vida”, concluiu Luiz Antônio (Gato) Martins.

Em meio às intervenções que aprofundavam o debate e encaminhavam sugestões e propostas, vale registrar as palavras do ex-presidente Raymundo de Oliveira: “Estou chegando com muito entusiasmo para consolidar o que considero uma convocação à participação. Não podemos ignorar o que acontece e vamos viver com muita ação nos próximos tempos. A crise da Engenharia está aí. Vamos ter meses profundamente densos e grandes desafios. O Clube de Engenharia tem que ter uma postura firme. Sinto firmeza no Pedro para nos conduzir nessa complicada avenida”.

No início da sessão foi eleita a nova mesa diretora do Conselho, que auxiliará o Presidente Pedro Celestino: 1º Secretário - Paulo Poggi e 2ª Secretária - Margarida Lima. 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo