Centenário da morte de Orville Derby, pai da geologia no país

 

O Clube de Engenharia não poderia deixar de prestar suas homenagens ao pai da geologia no país, Orville Derby, quando da data do centenário de sua morte, neste 27 de novembro de 2015.  

Orville Adelbert Derby nasceu em 23 de julho de 1851 no estado de Nova Iorque, Estados Unidos, mas naturalizou-se brasileiro no país onde viveu a maior parte de sua vida. Derby graduou-se em Geologia na Universidade de Cornell, e veio para o Brasil em dezembro de 1875 para fazer parte da Comissão Geológica do Império. Em 1877, foi nomeado para o Museu Nacional, e em 1886, tornou-se Diretor da Comissão Geográfica e Geológica de São Paulo até 1904. Recebeu a Medalha Wollaston da Geological Society of London em 1892 por trabalhos produzidos para o Journal of Geology e American Journal of Science. Em 1906 passou a integrar o Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil.  

De acordo com o artigo científico dos pesquisadores Fernando Roberto Mendes Pires, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, e Alexandre Rafael Cabral, da Tech Universitat Clausthal, Alemanha, publicado na Revista Escola de Minas em 2001, Derby produziu 173 trabalhos científicos sobre geologia no Brasil, entre eles, sete artigos sobre depósitos de manganês no período entre 1898 e 1908. "Seus trabalhos sobre Mineralogia e Geologia Econômica perfazem o total de 48 publicações, 10 dos quais sobre a geologia e gênese do diamante. Sobre Geografia Física e Cartografia publicou 42 trabalhos, 32 sobre Geologia em geral, 10 sobre Petrografia, 19 sobre Meteorologia e temas variados, 18 sobre Arqueologia e Paleontologia e 4 sobre temas polêmicos. Em 1915 apresentou o Mapa Geológico do Brasil", destacam Mendes Pires e Rafael Cabral sobre a trajetória de Derby. 

A brilhante trajetória científica e profissional de Orville Derby terminou de forma trágica: o geólogo suicidou-se em 27 de novembro de 1915 na cidade do Rio de Janeiro.  

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo