Informe 03/03/16 A culpa de cada um - Artigo de Francis Bogossian

A culpa de cada um

 Artigo de Francis Bogossian publicado na editoria 

Opinião do Jornal O Globo, hoje, 03 de março de 2016.

O Brasil está atravessando uma crise de proporções catastróficas, após ter retomado o desenvolvimento no início deste século. O país levou décadas para se reerguer depois da grave recessão dos anos 80 e, quando acreditava que seria a estrela dos países emergentes, voltou a submergir. No período de bonança, desperdiçamos os ganhos e não atacamos os reais motivos que impedem nosso crescimento. As reformas administrativa, política, trabalhista, fiscal e da Previdência Social não saem do papel desde o fim da ditadura.

É nos momentos de crise que temos de somar forças: políticos e sociedade civil precisam se unir agora e promover uma mudança radical no país além dos interesses político- partidários e pessoais. Pensar no Brasil e não ficar “cada um no seu quadrado”. Todos somos culpados do que está acontecendo. Os políticos, a oposição e o governo não se empenharam como deviam, pensando primeiro em se manter no poder e, por último, no bem do país. A sociedade civil é culpada porque não exigiu as mudanças!

No setor privado, as exigências legais empurram cada dia mais trabalhadores para a informalidade, e os mais qualificados se transformam em pessoas jurídicas para manter ou não perder empregos. Atualmente, mais de 40% da população economicamente ativa estão na informalidade. Se as regras fossem mais flexíveis e menos onerosas para as empresas, o número de trabalhadores formais seria bem maior.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra no Portal do Clube de Engenharia.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo