Biblioteca do Clube de Engenharia recebe doação de documentos

O chefe da Divisão Técnica de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS), Ibá dos Santos Silva, entregou à Biblioteca do Clube de Engenharia centenas de obras a respeito de desenvolvimento sustentável para o século XXI, que estão sendo catalogadas e disponibilizadas para consulta. No dia 21, acontecerá a Cerimônia de Doação de Livros Virtuais de Entidades da ONU, que somam 1066, às 18h na biblioteca do Clube. Os interessados poderão se cadastrar pelo e-mail [email protected] trazer DVDs de 8GB para copiar e obter os materiais.

As obras, em grande parte, são documentos oficiais de entidades internacionais e brasileiras ligadas à Organização das Nações Unidas (ONU). A maioria está na língua inglesa, algumas em português e espanhol, tratando de temas específicos como energia, mudanças climáticas, crédito de carbono, alimentação, água, saneamento, etc. Além de documentos oficiais da ONU, também estarão disponíveis livros e trabalhos brasileiros e peruanos e publicações científicas.

São mais de mil publicações digitais em texto, cerca de 40 gráficos e 10 vídeos. Também entraram para o acervo aproximadamente 400 publicações físicas, vindas diretamente da Conferência das Partes 20, realizada em Lima, no Peru, em dezembro de 2014.

"Ao entregar os presentes documentos penso que não o faço em nome de minha pessoa, mas com o objetivo de deixar à disposição dos leitores de nossa Biblioteca a oportunidade de acesso a dados que me parecem de importância crucial para o Desenvolvimento Brasileiro de forma segura, sustentável, posto que me parece indissolúvel o conceito de Desenvolvimento, mais ainda de forma sustentável, sem a inclusão da Engenharia Nacional, principalmente a local", afirmou Ibá dos Santos a respeito das publicações.

Confira alguns temas com obras disponíveis:
- América Latina e Caribe
- Análise Econômica
- Pessoas com deficiência e inclusão
- Documentos da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação)
- Florestas
- Gênero
- Mineração
- Relatório da Situação Econômica Mundial 2015

Como acessar o material
Todos os interessados podem utilizar o espaço, sócios ou não. As obras físicas da Biblioteca podem ser consultadas presencialmente. As digitais podem ser conferidas em computadores disponíveis e enviadas por e-mail em caso de necessidade. Além das obras aqui citadas e de outras milhares que integram o acervo, também estão disponíveis os DVDs das palestras realizadas no Clube. A Biblioteca está localizada na sede do Clube de Engenharia no centro do Rio de Janeiro: Avenida Rio Branco, nº 124, 22º andar. Fica aberta de segunda a sexta-feira, entre 10h e 19h e o seu acervo pode ser conferido no Portal do Clube de Engenharia.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo