Informe 13/07 - Neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis ganha prêmio do IEEE

Neurocientista brasileiro
Miguel Nicolelis ganha prêmio do IEEE

Por Carla Matsu

Prêmio reconhece cientistas do mundo todo por avanços na área da ciência, engenharia e tecnologia

O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis foi laureado com o prêmio Daniel E. Noble Award 2017, na categoria “Tecnologias Emergentes”. O prêmio é promovido pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e reconhece cientistas do mundo todo por contribuições em mais de 30 diferentes campos de pesquisa.

Nicolelis, professor do departamento de Neurobiologia e codiretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University e líder do projeto internacional Andar de Novo, foi destacado pelo IEEE devido às suas pesquisas em interfaces cérebro-máquina. O programa do IEEE homenageia profissionais ilustres na área da ciência, tecnologia e engenharia há mais de 50 anos.

Segundo a organização do prêmio, entre os critérios usados para selecionar os vencedores estão avanços em tecnologias recentemente descobertas, tecnologias reconhecidas, originalidade e impacto da pesquisa.

Outro brasileiro já foi reconhecido pelo prêmio, na mesma categoria Tecnologias Emergentes. Em 2006, Carlos Paz de Araújo, professor de engenharia da computação na University of Colorado, foi reconhecido por suas contribuições e comercialização no campo de chips de memória ferroelétrica.

Da Brasileiros / Jornal GGN

Clique aqui para ler a matéria na íntegra no Portal do Clube de Engenharia

Biblioteca do Clube de Engenharia
recebe doação de documentos

O chefe da Divisão Técnica de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS), Ibá dos Santos Silva, entregou à Biblioteca do Clube de Engenharia centenas de obras a respeito de desenvolvimento sustentável para o século XXI, que estão sendo catalogadas e disponibilizadas para consulta. No dia 21, acontecerá a Cerimônia de Doação de Livros Virtuais de Entidades da ONU, que somam 1066, às 18h na biblioteca do Clube. Os interessados poderão se cadastrar pelo e-mail [email protected] trazer DVDs de 8GB para copiar e obter os materiais.

As obras, em grande parte, são documentos oficiais de entidades internacionais e brasileiras ligadas à Organização das Nações Unidas (ONU). A maioria está na língua inglesa, algumas em português e espanhol, tratando de temas específicos como energia, mudanças climáticas, crédito de carbono, alimentação, água, saneamento, etc. Além de documentos oficiais da ONU, também estarão disponíveis livros e trabalhos brasileiros e peruanos e publicações científicas.

São mais de mil publicações digitais em texto, cerca de 40 gráficos e 10 vídeos. Também entraram para o acervo aproximadamente 400 publicações físicas, vindas diretamente da Conferência das Partes 20, realizada em Lima, no Peru, em dezembro de 2014.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra no Portal do Clube de Engenharia.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo