Informe 03/08/2016 - Estrella: "Petróleo não é mercado, é futuro"

Estrella: "Petróleo não é mercado, é futuro”

O Clube de Engenharia dá sequência à publicação da entrevista concedida pelo geólogo Guilherme Estrella ao jornalista Paulo Moreira Leite, editor em Brasília do jornal virtual Brasil 247.

Conselheiro do Clube de Engenharia, Estrella tem a história de vida ligada à Petrobras desde sua admissão em 1964. Diretor de Exploração e Produção, no período de 2003 a 2012, marcou sua trajetória no setor pela bagagem acumulada e por legados que ficarão para sempre na memória da estatal: foi um dos principais responsáveis pela descoberta, no Iraque, de um dos maiores campos de petróleo do mundo – o campo de Majnoon – e, no Brasil, entre muitos outros feitos, esteve à frente da equipe que descobriu o pré-sal.

São capítulos importantes de uma história que a nação brasileira ainda não conhece em detalhes. Trata-se de um relato dos bastidores de uma disputa na qual o que está em jogo é a soberania energética das nações. Nesta conversa informal e direta, sem meias palavras, jornalista e geólogo vão remexendo o baú da história política, nacional e internacional, de uma verdadeira guerra, "com ações típicas de pirataria, em pleno século XXI", como relata o entrevistado.

Clique aqui para ler a terceira e quarta parte da entrevista de Guilherme Estrella.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo