Informe 25/08 - Encontro de gerações no segundo dia das eleições no Clube de Engenharia

Encontro de gerações no segundo dia
das eleições no Clube de Engenharia

O segundo dia das Eleições 2016 do Clube de Engenharia foi de casa cheia. No Coquetel dos Associados Remidos os reencontros emocionados eram constantes entre todos, em especial entre os que celebravam uma longa vida profissional e acadêmica em comum. O presidente Pedro Celestino recordou ter sido ele próprio talvez o mais jovem dos sócios remidos do Clube. “Logo que entrei no Clube havia uma campanha de aquisição da remissão. E como eu sabia que aqui ficaria a vida inteira, paguei a remissão. Então, com um ano de formado, eu já era sócio remido do Clube de Engenharia. Essa reunião é de congraçamento porque essa não é uma eleição de rivais ou adversários. É uma eleição entre amigos”, destacou.

O engenheiro Laiz Souza, de 91 anos, um dos associados mais antigos presente, formado em 1947 e no Clube desde 1955, comemorou a importância de vir ao Clube perpetuar a festa democrática do voto. “O Clube de Engenharia é a casa do engenheiro. É a nossa referência. Desde o tempo do Império, sempre foi nosso guia e continua sendo. Todos devem fazer um esforço para vir, porque se não fôssemos nós, não haveria Clube de Engenharia”, destacou.

Entre os mais jovens, Rafael Mota, de 36 anos, associado desde 2014, defendeu a convivência entre as gerações. “O Clube sempre teve uma posição política muito forte. Esse posicionamento deve também retratar os anseios dos jovens, que vão vivenciar aquilo que os mais velhos planejam estrategicamente para o futuro. É um trabalho de convivência entre extremos, com muita troca de experiências e choques de gerações que são salutares para o fortalecimento do Clube”, afirmou.

Vale destacar que nestas eleições as urnas eletrônicas se consolidam. Depois do sucesso nas eleições de 2015, elas retornaram em 2016 com grande aceitação. Mesmo com a opção de votar manualmente, cerca de dois terços dos associados optam pela votação eletrônica em telas touchscreen. Segundo Maria Glícia da Nóbrega, diretora institucional que coordenou o pleito eleitoral deste ano, “em se tratando de uma entidade de engenheiros, cuja essência é a tecnologia, nós temos que primar por isso também nas eleições. É importante que o Clube avance para essa nova etapa de eleições digitalizadas. No entanto, como primamos por decisões de consenso, e este é um processo de transição, a minha expectativa é que no próximo ano as eleições ocorram apenas com urnas eletrônicas”, defendeu a diretora.

Amanhã, sexta-feira, 26 de agosto, é o último dia para os associados do Clube de Engenharia exercerem o direito cidadão de escolher seus representantes no Conselho Diretor. O pleito eleitoral será reaberto às 12h e encerrado às 20h. A apuração acontecerá imediatamente após o encerramento da assembleia e os resultados serão conhecidos cerca de uma hora depois.

Não deixe de votar!

Seja protagonista na defesa da engenharia nacional!

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo