Renovado, Conselho Diretor enfrentará desafios e grandes responsabilidades

 

Após três dias de pleito eleitoral foram oficialmente encerradas, às 20 horas desta sexta-feira, 26 de agosto, as eleições de 2016 do Clube de Engenharia. Em pauta, o fortalecimento de uma prática democrática inseparável da história do Clube. A renovação do terço do Conselho Diretor e a eleição das comissões executivas das divisões técnicas de Recursos Minerais (DRM), Estruturas (DES) e da recém-criada DTE de Petróleo e Gás trouxeram engenheiros, arquitetos, agrônomos, geólogos e demais profissionais do sistema Confea/Crea ao Clube de Engenharia em tardes de confraternização, reencontros e afirmação da cidadania.

Os 25 eleitos para o Conselho Diretor passam a integrar o grupo responsável pelas diretrizes políticas nos próximos três anos. O conselheiro que entrou para o seleto grupo dos mais votados, em 2016, foi Ibá dos Santos Silva. A Chapa Engenharia e Desenvolvimento elegeu todos os seus vinte candidatos: Abilio Z. Tozini, Alexandre V. de Almeida, Edson Monteiro, Helena Schmukler, Ibá dos Santos Silva, José Eduardo P. de Andrade, Luiz Antônio Cosenza, Luiz Bevilacqua, Luiz Felipe Pupe Miranda, Marcio de Queiroz, Mariano de Oliveira, Marilene Ramos, Mathusalecio Padilha, N. Tadachi Takashina, Paulo Alcântara Gomes, Plínio de Aguiar Júnior, Regina C. C. S. Moniz Ribeiro, Ricardo Latgé M. de Azevedo, Rivamar da Costa Muniz e Saturnino Braga . A Chapa Novo Clube de Engenharia elegeu cinco candidatos. São eles: Clovis Augusto Nery, Evaldo Valladão Pereira, Jorge Luiz Bitencourt da Rocha, Paulo Murat de Souza e Ricardo Noronha Viegas.

Ao longo dos três dias, os debates giraram em torno do papel protagonista do Conselho Diretor no grave momento que a nação brasileira atravessa. “É preciso evitar as ações predatórias de interesses internacionais sobre o nosso país. Quando o Clube está à frente de debates que afetam diretamente o desenvolvimento e a soberania nacional assume uma importância enorme”. declarou Reynaldo Barros, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ).

O Conselho Diretor não estará sozinho nesta caminhada. A nova Divisão Técnica de Petróleo e Gás (DPG) será, segundo Paulo Metri, Chefe eleito da DPG, um espaço de militância pelos interesses nacionais. “Depois da descoberta do Pré-Sal, o Brasil passou a integrar uma comunidade bem seleta de países que têm grandes reservas e o Clube fez bem em criar essa DTE para batalhar para que essa grande reserva seja usada de acordo com os interesses da sociedade brasileira”, afirmou Metri. 

Especialista em mobilidade urbana, Fernando MacDowell deu ênfase à necessidade de revolucionar a engenharia e seu papel na sociedade. “É preciso modernizar a engenharia e fortalecer a sua função de auxiliar gestores públicos. Sei que sempre fizemos isso, mas é preciso intensificar esse processo. Precisamos ser mais úteis para ajudar a minimizar problemas e evitar acidentes. Nosso papel é de pressão”, defendeu.   

A assembleia de posse do terço do Conselho Diretor será dia 12 de setembro de 2016. Clique aqui para baixar o arquivo com os resultados das Eleições 2016.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo