Homenagem à Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais

O Clube de Engenharia realizou, dia 28 de setembro, em tradicional almoço mensal, homenagem especial à Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) - Serviço Geológico do Brasil, com a presença ilustre do ex-ministro de Minas e Energia Antônio Dias Leite, fundador do órgão, que expressou do alto de seus 97 anos a satisfação em estar no Clube de Engenharia e encontrar pessoas dispostas a discutir “em alto nível” as grandes questões nacionais e o futuro da nação. Ao falar das dificuldades enfrentadas para a consolidação do órgão, afirmou: "Não foi fácil a partida, porque sendo uma empresa pública a CPRM estava sujeita a várias limitações que felizmente foram superadas pelas sucessivas gestões, inclusive a atual que está com novos desafios e saberá vencê-los".

A importância da extração mineral
Conquistas, avanços e as novas frentes de trabalho da companhia, como extração de cobre e carvão; a continuidade dos serviços geológicos, com a produção de cartografia de risco de municípios; e a gestão de águas superficiais e subterrâneas foram áreas destacadas por Eduardo Jorge Ledsham, diretor-presidente da CPRM, que deu grande ênfase à necessidade de se fazer investimentos em tecnologia para realizar um novo trabalho de minas subterrâneas. "Hoje a mineração está caminhando, cada vez mais, para trabalhar com minérios de teor mais baixos, com depósitos em profundidade. Esse é um desafio. Precisamos de tecnologia para baixar custo, e tentar identificar depósito de profundidade". Ledsham motivou todos a acreditarem que a mineração vai fazer a diferença no desenvolvimento do país.

Representando o presidente do Clube de Engenharia Pedro Celestino, Sebastião Soares, primeiro vice-presidente, registrou que a CPRM, desde o final dos anos 60 vem contribuindo para o desenvolvimento soberano do país: "Características importantíssimas marcam a nação brasileira: a extensão do seu território e a abundância de recursos naturais”. Para Soares a exploração desses recursos, com desenvolvimento econômico soberano, sustentável e inclusivo do Brasil, é o desafio do século XXI. Ao finalizar, fez questão de citar as representantes do Clube atuantes na CPRM: Maria Glícia da Nóbrega Coutinho, diretora de atividades institucionais do Clube e chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais da CPRM e Maria Alice Ibañez, conselheira do Clube de Engenharia e responsável pelo Laboratório de Análises Minerais do Rio de Janeiro na CPRM.

A mesa de homenageados e autoridades, além de Sebastião Soares; Antônio Dias Leite e Eduardo Jorge Ledsham, também contou com as presenças de Vicente Humberto Lôbo, secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia; Victor Hugo Froner Bicca, diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM); Roberto Saturnino Braga, senador e conselheiro do Clube de Engenharia; Fernando Lins, diretor do Centro de Tecnologia Mineral, órgão interno do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações; Reynaldo Barros, presidente do CREA-RJ; Agostinho Guerreiro, ex-presidente do Clube de Engenharia, e a diretora Maria Glícia da Nóbrega Coutinho.

Encontro festivo
Com a casa cheia, o movimentado almoço do dia 28, sob o comando do Diretor de Atividades Socais Bernardo Griner, também promoveu outras homenagens, sempre com direito a brindes e presentes: após dois meses sem a tradicional confraternização, o encontro celebrou os aniversariantes de agosto e setembro e festejou com as secretárias Denise Ramos, Lenice Azevedo, Juliana Clemente, Stella Amaral e Margareth Cariello, o Dia da Secretária, comemorado em 30 de setembro.

Os aniversariantes do mês de agosto homenageados foram Tadachi Takashina; José Jorge Araujo; Cleofas Paes de Santiago; Rogério Duarte Pimenta; Luiz Rodrigues Freire; Luiz Carneiro; Artur José Macedo de Oliveira; Manoel Griner; Elias Griner; Jorge Nisenbaum; Maria Helena Diniz; Marta Amaral; Ernesto Becker; Denise Souza; e Edson Pinheiro dos Santos. E, do mês de setembro, foram Affonso Paulo de Mello; Laura Carvalho; Diogenes Campos; Nelson Portugal; Roberto Cavalcanti; Roberto Saturnino Braga; Angelo Greco; Porfírio Santos; Luiz Augusto de Freitas; Almyr  Borges da Silva; José Antonio Castellano; Antonia Lopes; Vinicius de Almeida; e Moisés Wainberg.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo