Inteligência cibernética na prevenção de ataques de hackers

A absorção das técnicas de hackers, especialistas em invasão de redes de internet, pode ser uma grande ferramenta para a integridade física de uma cidade, um país, ou diversos países. Em Israel, profissionais da área prestam serviços para o mundo todo calcados na sua experiência de detecção de padrões dos grupos criminosos. Este foi o assunto do evento “Web Intelligence - As ameaças que vêm pelo ar”, realizado no Clube de Engenharia em 13 de fevereiro, com promoção da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria. A palestra contou com a participação de representantes de empresas israelenses especializadas na área: Shai Arbel, CEO da Terrogence, empresa privada de web intelligence que realiza serviços no âmbito internacional para governos e organizações, apresentou a importância do trabalho “analógico”, com uso da internet.

Ficou evidente nas apresentações que, em Israel, estudo de inteligência cibernética é investimento. Segundo Leo Gleser, presidente da International Security & Defence Systems, no país há graduação específica de onde saem os profissionais com papel fundamental para a área de inteligência na internet. “São pessoas que vêm com uma grande experiência e uma impressionante responsabilidade do produto que têm a dar às Forças Armadas, porque são os olhos e sentidos de toda esta captação de informação a ser analisada e contribuir para a produção de inteligência”. Um dos responsáveis pela segurança digital dos Jogos Olímpicos em 2016, Gleser afirmou que, no Brasil, o maior problema é a proteção da infraestrutura crítica, como as redes de usina nuclear, aeroportos, telecomunicações, etc.

Em relação às Olimpíadas, Leo Gleser afirmou ainda que a segurança digital foi garantida por uma união internacional de defesa, em um trabalho coordenado de diversas agências. Para Sergio Niskier, conselheiro do Clube de Engenharia e organizador da palestra, o sucesso dos Jogos se deu pela boa conexão da tecnologia israelense com a polícia e os órgãos militares do Brasil.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo