Indignação nas redes sociais com a extinção da RENCA

O jornalista e escritor Fernando Morais demonstrou nas redes sociais sua perplexidade e indignação diante da decisão do atual governo de extinguir, por decreto, monopólio estatal de mineração em área na Amazônia, abrindo caminho para a mineração privada. A decisão foi publicada quarta-feira, 23 de agosto de 2017, no Diário Oficial da União (DOU).

Trata-se da Reserva Nacional de Cobre e Seus Associados (RENCA), zona com alto potencial de ouro e outros metais, entre Amapá e Pará, do tamanho do Espírito Santo, que em seus mais de quatro milhões de hectares abriga também reservas e áreas indígenas.

Em seu depoimento, Fernando de Morais resgata crimes ocorridos no Equador, quando indígenas equatorianos deram início a uma árdua e longa luta nos tribunais reivindicando (hoje, finalmente, com grandes chances de vitória), a quantia de 20 bilhões de dólares pelos graves danos causados ao meio ambiente pela empresa norte-americana Chevron.

O histórico processo leva o jornalista a concluir: vamos fazer como os índios equatorianos e vamos atrás de todos os responsáveis até o fim do mundo para que paguem pelo crime que estão cometendo.

Clique aqui para ter acesso ao depoimento de Fernando Morais.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo