O atual Governo mudou as regras da política de conteúdo local. Reduziu em 50% em média os percentuais mínimos de equipamentos e serviços produzidos no País exigidos em licitações de exploração de petróleo e gás. Políticas de Conteúdo Local geram capacitação e inovação, criam empregos, ampliam investimentos e estimulam a cadeia industrial.

Para debater o assunto, no dia 22/09, o Clube de Engenharia recebeu o Seminário Conteúdo Local – Cadeia de Petróleo e Gás. O evento foi requerido pelo senador Lindbergh Farias (PT-RJ). Em sua justificativa, ele declara que diante da crise instalada na Petrobras, o atual governo aponta a exigência de conteúdo local como uma das barreiras impeditivas da retomada do crescimento dessa indústria e propõe a redução substancial dos percentuais mínimos de conteúdo local para as próximas rodadas de licitações.

O seminário conta com a participação de representantes dos ministérios de Minas e Energia; da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; e de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, além de representantes do Instituto de Economia da UFRJ, Petrobras, da Agência Nacional do Petróleo (ANP), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, das federações dos petroleiros, das associações de Indústria de Máquinas e Equipamentos, da Indústria Química e dos sindicatos dos engenheiros e da Construção e Reparação Naval.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo