O Clube de Engenharia se despede, com grande pesar, do sócio Aimone Camardella, falecido em 11 de janeiro. Nascido em 8 de outubro de 1920, o engenheiro civil foi professor universitário, autor de numerosos livros técnicos e literários, participante ativo de entidades de classe, técnicas, literárias e culturais, além de ter representado o Brasil em relevantes eventos internacionais. O velório de Aimone Camardella será nesta sexta-feira, a partir das 14h, na capela 7 do Cemitério São João Batista. O sepultamento ocorrerá às 16h.

Aimone Camardella formou-se engenheiro nas áreas Civil, Nuclear e Segurança do Trabalho. Doutor em Física, foi professor de instituições como a Universidade Santa Úrsula, na área de Ciência do Ambiente, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, no campo da Física e da Engenharia Nuclear. Atuou por 39 anos na Escola Politécnica da UFRJ, sendo considerado um dos professores mais antigos. Foi mestre de muitos dos atuais conselheiros do Clube de Engenharia.

Aimone foi autor de numerosos livros de cunho técnico e literário, entre eles, Meio Ambiente - Cartilha Ambiental; Desfile de Reflexões; Visão do Cosmo; Viver e Conviver; Educação e Cultura; Cidadania Digital; Ondulações Poéticas; As Razões da Razão; O Jogo da Vida; A 2ª Guerra Mundial e a família Florentini; e Engenharia - Aspectos históricos fundamentais.

Militante na engenharia e na área cultural

Camardella foi presidente da Academia de Letras, Artes e Ciências (ALAC), de 2000 a 2012, além de membro da Academia Luso-Brasileira de Letras, da Academia Brasileira de Literatura e da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB). Na AHIMTB foi o primeiro ocupante de Cadeira Especial Professor Paulo José Pardal, em 2011.

Mestre de múltiplos interesses, atuou em diversas instituições. Além do Clube de Engenharia, onde era sócio remido, também participou da Sociedade Brasileira de Geografia, Instituto de Engenharia Legal, Conselho de Segurança Pública, Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Associação Cultural do Arquivo Nacional (ACAN) e Conselho de Turismo, Bens e Serviços, da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Sua filha, Eliane Camardella, é conselheira fiscal do Clube de Engenharia.

Camardella ainda cumpriu papel fundamental como representante do Brasil em convenções  internacionais, como a 11ª Conferência Geral de Pesos e Medidas, em Paris, no ano de 1960, e a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, na Suécia, em 1972.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo