Rex Nazaré e a história da energia nuclear brasileira

O Conselho Diretor do Clube de Engenharia será palco de um encontro histórico, ao receber o ilustre professor Rex Nazaré que, com a experiência de mais de 50 anos na área, realizará em 25 de junho, segunda-feira, às 18h, a palestra "Uma História da Energia Nuclear no Brasil".

Além de antecedentes históricos serão destaques o período pós-Segunda Guerra Mundial; a criação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), da qual foi presidente; a criação da Nuclebras; a crise econômico financeira de 1980; o Programa Nuclear Paralelo, do qual foi coordenador; e o cenário no Brasil hoje.

Bacharel e licenciado em física pela Universidade do Estado da Guanabara, especialista em engenharia nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia – IME (1963), o professor Rex Nazaré estagiou no Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH, do  Eidgenössische Technische Hochschule de Zürich) e é doutor em física pela Universidade de Paris (Sorbonne/1968).

Foi professor de mestrado em engenharia nuclear do IME, professor do curso de ciências nucleares da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor de mecânica quântica aplicada à física de nêutrons e física nuclear II, no curso de mestrado em Engenharia nuclear - COPPE/UFRJ a convite, em 1968, de Alberto Luiz Coimbra. É professor emérito do IME e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e conferencista emérito da Escola Superior de Guerra (ESG).

Atuou, dentre outros cargos, como presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Foi membro do Conselho de Administração da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), chefe do Departamento de Tecnologia da ABIN e Assessor Especial do Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional. Foi Diretor de Tecnologia da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) desenvolvendo programas de tecnologia em todos os municípios do Estado do Rio, foi membro da Comissão Deliberativa da CNEN, diretor da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) na Diretoria de Projetos Estratégicos Nacionais englobando as áreas de energia, tecnologia da informação, aeroespacial e defesa. Durante as décadas de 70 e 80, coordenou o Programa Nuclear Paralelo. Atualmente é colaborador junto à presidência da Eletronuclear.

Promoção:
Clube de Engenharia

Serviço:
Dia 25/06, segunda-feira, às 18h
20º andar do Clube de Engenharia
Av. Rio Branco, 124 - Metrô Estação Carioca

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo