Movimento democrático em defesa do Brasil: Nação Protagonista

É necessário encontrar soluções institucionais para as crises econômica e política que afetam o cenário nacional desde 2015. É grave assistir aos dramáticos retrocessos nas políticas públicas, que põem em risco não só o que ainda precisamos fazer, mas principalmente destroem o que fizemos e o que conquistamos nas oito últimas décadas. O Clube de Engenharia tem sistematicamente se posicionado em defesa dos interesses nacionais e da nossa engenharia, profundamente atingida pelo desmonte em curso.

Nessa perspectiva, o Clube de Engenharia denuncia a proposta, surgida no debate da Reforma da Previdência em tramitação no Congresso Nacional, de extinção do uso do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) como fonte de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com isso se agrega à reação, que foi imediata, unânime e plural, dos ex-presidentes do BNDES que assinaram a Carta em Defesa dos Compromissos Constitucionais, criticando a proposta de forma contundente, pois ela fragilizará as grandes e médias empresas públicas e privadas nacionais, além de colocar em risco o papel do BNDES como indutor do desenvolvimento econômico, soberano, sustentável e socialmente inclusivo do nosso país.

O Clube de Engenharia se manifesta também contra o bloqueio do orçamento de custeio das universidades federais e de outras ações anunciadas na mesma ocasião, como o corte de 25% no IBGE, o que ameaça o Censo Demográfico 2020 — essencial para se entender o Brasil e delinear políticas públicas. A resposta das comunidades científica e acadêmica foi contundente ao reagirem àqueles cortes: lançaram a Iniciativa para a Ciência e a Tecnologia no Parlamento (ICTp.br), em maio último, com o objetivo de atuar junto a parlamentares em defesa da C&T. A exemplo do BNDES , também os ex-ministros de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), protagonizaram encontro na COPPE/UFRJ para, a despeito de diferentes posições ideológicas e partidárias, manifestarem a profunda preocupação diante das ameaças no tocante ao Conhecimento, em geral, e à CT&I em particular.

O Clube de Engenharia, ao participar ativamente desse processo, defende a Engenharia enquanto um dos motores da C&T brasileiras. Os mais respeitados e prestigiados cientistas e pesquisadores do país lideram esse movimento, com destaque para a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes).

Lado a lado com a C&T está a Educação, perene e importante pauta da sociedade brasileira que, somada a outros segmentos, fazem ecoar suas vozes Brasil afora, demonstrando que não há caminho para o desenvolvimento nacional fora da democracia e da soberania.

A Diretoria

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo