Angra 3 receberá equipamento de grande porte na próxima semana

Imagem: reprodução Petronotícias.

Publicado no Petronotícias - 29/01/2020

Enquanto aguarda a retomada das obras de Angra 3, a Eletronuclear vai adotando os procedimentos necessários para se preparar para o reinício da construção. Nos próximos dias, a empresa receberá o carro do semipórtico de Angra 3, um dos equipamentos de maior dimensão da usina.

O transporte da estrutura começou na última semana. O chamado carro principal, a peça maior, saiu da unidade da Bardella, em Guarulhos (SP), no sábado. Já a segunda peça, o carro auxiliar, deve começar a ser transportada em breve. A previsão é que os componentes estejam na central nuclear até o final da semana que vem.

A função do carro do semipórtico de Angra 3 será içar equipamentos pesados do circuito primário da usina (como o reator, os geradores de vapor, o pressurizador e bombas de refrigeração principal) até a plataforma de acesso ao interior do prédio do reator.

Segundo a Eletronuclear, o carro principal terá capacidade de içamento de 500 toneladas durante a fase de montagem eletromecânica. Depois do início da operação da unidade, esse valor passará para 180 toneladas. Enquanto isso, o carro auxiliar será capaz de içar 40 toneladas.

Devido às grandes dimensões do equipamento, de 53 toneladas e 12,4 metros de comprimento, o transporte está sendo realizado em horários pré-definidos, com velocidade máxima controlada e a escolta de carros batedores, com a devida liberação da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Para o superintendente de Gerenciamento de Empreendimentos da Eletronuclear, Carlos Ferreira, o transporte do semipórtico é um marco para as obras de Angra 3. “A Eletronuclear está trabalhando para agilizar todos os preparativos para a retomada da construção da usina, essencial à segurança e estabilidade do Sistema Interligado Nacional“, afirmou.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo