Vídeo mostra como o coronavírus pode ficar suspenso no ar após espirro ou tosse

Imagem: Reprodução.

Publicado pelo Jornal de Coromandel em 05/04/2020

Com o uso de câmeras especiais capazes de captar imagens de partículas com 0,1 micrômetros de diâmetro (um fio de cabelo tem de 60 a 120 micrômetros), um experimento produzido pelo canal de TV japonês NHK World mostra a importância do uso de máscaras apropriadas e de se manter em ambientes arejados como maneira de prevenção ao novo coronavírus.

O vídeo com pouco mais de 5 minutos de duração foi, inclusive, compartilhado pelo biólogo e virologista brasileiro Átila Iamarino. Ele revela como micropartículas carregadas com potenciais cargas de vírus se espalham e permanecem por até 20 minutos em um ambiente fechado, seja  com um simples espirro, tosse ou mesmo durante uma conversa normal e mais ainda quando se fala alto ou expiramos o ar dos pulmão com mais força.

Na reportagem, o presidente da associação japonesa de doenças infecciosas, Kazuhiro Tateda, ressalta a importância de se manter os ambientes arejados para que essas micropartículas potencialmente contaminadas pelo novo coronavírus se dispersem com mais rapidez.

No entanto, os cientistas pelo mundo ainda não chegaram a uma conclusão sobre o possível contágio do novo coronavírus em uma simples conversa entre duas pessoas, apesar de um recente estudo já ter sugerido isso.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo