Clube de Engenharia abre nesta segunda-feira (07) encontro online para estudantes de Engenharia

O Encontro Fluminense de Estudantes de Engenharia (EFEENg), que vem sendo realizado há três anos pela Secretaria de Apoio ao Estudante de Engenharia (SAE), este ano ocorrerá totalmente online, nos dias 17 e 31 de outubro. Porém, no mês de setembro será possível ter uma amostra do evento, com o “Esquenta EFEENG”. Serão 10 palestras apresentadas no Instagram da SAE,distribuídas entre os dias 07 de setembro e 07 de outubro. Desta forma, será possível ter tanto palestrantes de várias partes do país como, igualmente, espectadores, que não estarão limitados à proximidade com o Rio de Janeiro.

Os temas em debate passam pelas diversas áreas de interesse da Engenharia e dos jovens em formação e recém-formados. A abertura, já no dia 07 de setembro, será com o presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino, apresentando "As perspectivas para a Engenharia brasileira". Há conteúdo, por exemplo, para quem se interessa mais por tecnologia e inovação: programa espacial brasileiro e startups. Para questões fundamentais contemporâneas, temas como emoções e sentimentos durante e pós-pandemia; a importância da equidade de gênero na Engenharia; e planejamento financeiro. E para repensar a formação: a universidade sob o julgamento da indústria e da sociedade. Com exceção da abertura, na próxima segunda-feira (07), as palestras serão às quartas-feiras e domingos. A apresentação será em fala contínua do palestrante mas será possível fazer perguntas no chat.

Programação

07/09 (segunda-feira) - As perspectivas para a Engenharia brasileira - Pedro Celestino - às 19h

09/09 (quarta-feira) - Emoções e Sentimentos: Como controlá-los na pandemia e pós-pandemia? - Marcela Rangel - às 19h

13/09 (domingo) - Programa espacial brasileiro - Wallace Rosendo e Luiz Bevilacqua -  às 19h

16/09 (quarta-feira) –  Bate Papo SAE - Vanessa Alves - às 19h

20/09 (domingo) - Oportunidades dos profissionais de Engenharia na área de Avaliações e Perícias - Murilo Reis - às 19h

22/09 (terça-feira) - Amazônia está próxima do ponto de não retorno. A necessidade de uma nova bioeconomia de floresta em pé - Carlos Nobre - às 09h

23/09 (quarta-feira) - Engenharia, redes sociais e oportunidades de negócio - Gildeon Sena - às 19h

27/09 (domingo) - A importância da equidade de gênero na Engenharia - Gabrielle Silva (IEEE) - às 15h

30/09 (quarta-feira) - Planejamento financeiro e sua importância hoje para o futuro – Kamila Winck - às 19h

04/10 (domingo) - Startup: fazer uma é só ter coragem e criatividade - Sérgio Rocha Lima - às 19h

07/10 (quarta-feira) - A universidade sob o julgamento da indústria e da sociedade - André Luiz Alberton - às 19h

Histórico

O EFEEng foi criado pela Secretaria de Apoio ao Estudante de Engenharia (SAE) do Clube de Engenharia em 2017, como um evento para reunir todos os estudantes fluminenses da área e debater temas primordiais. O evento, organizado por alunas e alunos de faculdades públicas e privadas reunidos na SAE, além do secretário-executivo Luiz Fernando Taranto e o coordenador da SAE José Stelberto Soares, já reuniu mais de 500 pessoas em palestras, mesas, rodas de conversa e minicursos. Em 2020, com as atividades presenciais do Clube de Engenharia suspensas, o evento teve que ser adaptado. Em vez de dois dias seguidos de atividades, como foi feito nos anos anteriores, desta vez será nos dias 17 e 31 de outubro, e completamente online.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo