Palestra de Raul Velloso: "Financiamento de Investimentos Públicos"

No dia 30 de setembro, o Clube de Engenharia recebeu, em reunião virtual, o economista Raul Velloso, que realizou palestra sobre financiamento de investimentos públicos. Doutor em Economia pela Universidade de Yale, nos EUA, Velloso expôs o impasse colocado hoje no Brasil: há um elo histórico entre crescimento do PIB e investimentos em infraestrutura, e quando os investimentos públicos começam a tender a zero, como é a situação atual, o Estado deve repensar seu papel na economia.

Os dados mostram que, principalmente a partir de 2014/2015, tem havido uma queda acentuada, com pequenos intervalos de retomadas tímidas, nas despesas discricionárias (não-obrigatórias) do governo federal. Em um contexto de retomada lenta do desenvolvimento econômico, como o que vivemos atualmente, esse é um dado que mostra a urgência, para Velloso, de se rediscutir o teto de gastos imposto pela Emenda Constitucional 95, ainda que isso pareça improvável no governo atual.

O contexto é amplo: não se pode ignorar o aumento das dívidas dos estados, principalmente com o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), em um crescente recorde já antes da pandemia. E é por isso que, além do investimento público, também é necessário organizar estratégias de retomada dos investimentos privados.

A retomada de obras públicas pode ser realizada a partir de diferentes frentes, afirma o economista. De recuperação de estradas a habitação, o Brasil ainda é um país com necessidade de infraestrutura. Vale ressaltar, ainda, as obras hídricas e no setor energético, que poderão movimentar economias regionais, gerando empregos diretos e indiretos inclusive no comércio e na indústria, setores gravemente afetados pela pandemia de Covid-19.

Sobre o palestrante:

Raul Velloso é graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre pela FGV-Rio e pela Yale University e tem Ph.D. em Economia também pela Yale University. Em sua carreira, atuou na Administração Pública do governo federal, tendo passado pelo Ministério do Planejamento, como Secretário Nacional Adjunto e Secretário para Assuntos Econômicos. Também teve atuação no IPEA e foi membro dos Conselhos de Administração do BNDES, Embraer e IBGE. Hoje é presidente do Fórum Nacional do Instituto Nacional de Altos Estudos (INAE). Financiamento de Investimentos Públicos

Assista à palestra na íntegra:

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo