Por que o dia 23 de novembro é o dia do Engenheiro Eletricista?

Foto: site O Petróleo

Em 23 de novembro de 1913 foi inaugurado o Instituto Eletrotécnico de Itajubá, sendo a primeira instituição superior da América Latina na especialidade.

Na foto, neste dia memorável, o Presidente da República, Marechal Hermes da Fonseca e o Vice-Presidente da República, Dr. Wenceslau Braz Pereira Gomes, que no ano seguinte viria a ser eleito como Presidente da República. Da comitiva, fazia parte um grande número de autoridades do cenário político do país, oficiais das Forças Armadas e jornalistas.

UM POUCO DE HISTÓRIA

No início do século passado, o ensino de eletrotécnica no país era bastante incipiente, restringindo-se a uma disciplina nos cursos de Engenharia Civil. Engenheiros Eletricistas eram raros, somente alguns profissionais estrangeiros ou brasileiros que completaram seus estudos no exterior.

O itajubense Teodomiro Carneiro Santiago, após se formar em Direito na Faculdade do Largo de São Francisco de São Paulo, em 1907, assumiu a direção do Colégio de Itajubá. Em 1909, a convite do então Presidente do Estado de Minas Gerais, Dr. Wenceslau Braz, tomou posse como Secretário do governo mineiro, cargo exercido até o final de 1910, quando retornou a Itajubá reassumindo sua função de administrador e educador.

Apesar de muito jovem, Theodomiro pressentiu o papel relevante da eletricidade no processo de industrialização mundial, preocupando-se com a grande carência de profissionais e de uma instituição de ensino especializado.

Consciente do grande potencial hidrelétrico do Brasil, decidiu visitar inúmeras Universidades dos Estados Unidos e da Europa, tendo feito contato com os centros educacionais mais desenvolvidos da Alemanha, Suiça, França e Bélgica. E foi neste último país que encontrou o modelo da Escola que queria fundar, aliando um expressivo ensino prático ao teórico, no Instituto Montefiore, em Liège, e na Universidade do Trabalho de Charleroi. De lá trouxe os primeiros professores e laboratórios.

Na sua bagagem, levava a clarividência de um predestinado, o otimismo de um idealista e a tenacidade de um inovador. Foi assim que, com muita luta e recursos financeiros próprios e de sua família, criou o Instituto Eletrotécnico de Itajubá - IEI, que só se federalizou em 1956, transformou-se em Escola Federal de Engenharia de Itajubá - EFEI em 1968 e em Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI em 2002.

Detalhe histórico que não pode deixar de ser citado, foi o ocorrido na solenidade de sua inauguração. Estava presente o eminente engenheiro Paulo de Frontin, presidente da Comissão de Obras do governo do Estado do Rio de Janeiro, Diretor da Escola Politécnica e Diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil, que deu origem a um constrangedor bate-boca com Theodomiro Santiago, posteriormente noticiado em todos os jornais do país como o “o Escândalo de Itajubá”. Fato que acabou dando grande divulgação e notoriedade à nova Escola de Engenharia de Itajubá, que desde a sua fundação se transformou em um marco no ensino da Engenharia Elétrica no Brasil.

Detalhes deste incidente e seus desdobramentos é outra história ....

Fato é que o Dia Nacional do Engenheiro Eletricista, instituído com a Lei nº. 12.074 de 29/10/2009, é uma homenagem à primeira instituição especializada em Engenharia Elétrica do País, e ao seu fundador Theodomiro Santiago, que mesmo sendo um advogado, edificou essa grande obra de engenharia, fazendo-o merecedor do título de Dr. Honoris Causa como Engenheiro Eletricista, nas comemorações do Centenário da instituição, em 2013.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo