
Heloi Moreira, à esquerda, entrega placa de homenagem a Leizer Lerner. Foto: A3P.
Na Escola Nacional de Engenharia, no Largo de São Francisco, o engenheiro Leizer Lerner, Conselheiro Vitalício do Clube de Engenharia, construiu parte importante de sua história como profissional e, em especial, afirmou coletivamente o exercício da cidadania ao participar ativamente da construção e das lutas da Associação dos Antigos Alunos da Politécnica (A³P).
Durante 15 anos, em paralelo às atividades como engenheiro, foi presidente da Associação. Na foto, recebe das mãos do então presidente da A³P e posteriormente presidente do Clube de Engenharia, Heloi José Fernandes Moreira, a placa que o eternizou na liderança de muitos anos dedicados à Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil.
Leizer Lerner graduou-se em Engenharia Civil na turma de 1955. Na própria Universidade do Brasil, que viria a ser a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tornou-se professor e veio a chefiar o Departamento de Engenharia de Transportes. Permaneceu no magistério por 40 anos.
Fez cursos de pós-graduação na Holanda, França e Brasil, e atuou como especialista-pesquisador pelo Conselho Nacional de Pesquisas. Foi membro do Conselho Rodoviário do Rio de Janeiro e também chefiou a Divisão de Normas Técnicas do Instituto Brasileiro de Reforma Agrária (IBRA - Presidência da República). Na iniciativa privada criou sua própria firma construtora, e posteriormente participou na direção de empresas de Construção Civil e de Consultoria em Engenharia de Transportes.
Também teve grande atuação nas entidades de classe, para além da A³P e do Clube de Engenharia. Foi fundador e Presidente da Associação Brasileira dos Profissionais Especializados na França (ABPEF), e membro de seu Conselho Diretor. Foi Vice-Presidente e conselheiro da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (FEBRAE). Foi Diretor Alterno da União Pan-americana de Associações de Engenheiros (UPADI). Participou do Conselho Executivo da Federação Mundial de Associações de Engenheiros (FMOI/WFEO), com sede na UNESCO. Foi Vice-Presidente da Associação Internacional de Educação Continuada do Engenheiro (IACEE). E, por fim, fundou e atuou como tesoureiro da Academia Pan-americana de Engenharia (API).
É com profunda tristeza que o Clube de Engenharia comunica o falecimento do conselheiro Leizer Lerner e informa que o velório será nesta sexta-feira, 15 de janeiro, a partir das 12h30, na Capela 4 do Crematório da Penitência na Rua Monsenhor Gomes 307, Caju. A cremação será às 14h30.