Foto: AECweb

É com muita tristeza que o Clube de Engenharia comunica o falecimento do nosso querido Bruno Contarini na noite da última terça-feira, 8 de junho.

Calculista de algumas das estruturas mais arrojadas de Oscar Niemeyer, o engenheiro foi reconhecido pela carreira marcada pelo desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras. Descansou depois de 82 dias de internação. O sepultamento será no Jardim da Saudade Sulacap. Não haverá velório devido à pandemia.

Com reconhecimento internacional Contarini projetou estruturas que se tornaram objeto de estudo para as gerações seguintes, grande parte delas em parceria com o arquiteto Oscar Niemeyer. Esse é o caso do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília (DF), e do Museu de Arte Contemporânea, em Niterói (RJ). Formado em 1956 na Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil (atual Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro), foi o responsável técnico pela construção da Ponte Rio-Niterói, onde atualmente cerca de 140 mil veículos circulam diariamente. Durante a obra, que ocorreu ao longo da primeira metade dos anos 1970, esteve à frente de uma equipe que chegou a contar com 130 engenheiros e 10 mil operários. Com um vão em viga reta de 300 m de extensão, a ponte introduziu uma série de inovações. Pela primeira vez foi utilizada a tecnologia de ilhas flutuantes com equipamentos de perfuração de tubulões.

Além de trabalhos realizados em diferentes cidades brasileiras, Contarini também tem projetos no exterior. Na Argélia, onde viveu por mais de uma década, viabilizou o complexo projeto de Niemeyer para a Universidade de Constantine e comandou diversas obras de infraestrutura com concreto protendido. Já na Itália, projetou a estrutura do edifício-sede da editora Mondadori, em Milão. São destaques ainda de seus trabalhos as estruturas do Estádio Olímpico João Havelange e da Cidade da Música, esse último em parceria com o engenheiro Carlos Fragelli (Beton Engenharia), ambos no Rio de Janeiro.

Além de fazer parte da história da Engenharia nacional, Contarini será sempre lembrado também pelo seu bom humor, bondade e amor à vida.

Aos familiares e amigos as nossas profundas e mais sinceras condolências.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo