A extensa e rica programação do maior evento mundial de arquitetura

Organizado pela União Internacional de Arquitetos (UIA) desde 1948, o 27° Congresso Mundial de Arquitetos acontece pela primeira vez no Brasil. Além da honra da seleção, o Rio de Janeiro recebeu o título de Capital Mundial da Arquitetura pela UNESCO e pela UIA. Participam do Congresso 195 países de cinco continentes.

Compõem a mesa da Cerimônia de Abertura, às 8h30min deste domingo, 18/07, Sérgio Magalhães, presidente do Comitê Executivo da UIA2021RIO, Thomas Vonier, presidente do Sindicato Internacional dos Arquitetos, Maria Elisa Baptista, presidente do Instituto Brasileiro de Arquitetos, Oskar Metsavaht, membro do Comitê de Honra da UIA2021RIO, Audrey Azoulay, Diretor-Geral da UNESCO, Eduardo Paes, Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, Governador do Estado do Rio de Janeiro, Nadia Somekh, Presidente do Conselho Brasileiro de Arquitetura e Urbanismo, Eleonora Mascia, Presidente da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA). Para participar da programação é preciso fazer a inscrição no site (https://www.uia2021rio.archi/).

Com destaque para a programação deste domingo, 18 de julho, e os debates que acontecem virtualmente até o dia 22 de julho, o Congresso é apontado pelos organizadores como um “encontro de gerações que ficará para a história: momento único para profissionais e futuros líderes em Arquitetura, e áreas afins, que discutem o futuro das cidades e a cidade do futuro”. São grandes nomes da arquitetura e do planejamento urbano que se reúnem “para analisar o panorama global e as questões locais, traçar propostas e apresentar soluções para a melhoria da qualidade de vida, em um mundo mais justo e sustentável.”

Arquitetos de todos os continentes, de nomes renomados a novos talentos, profissionais, pesquisadores e pensadores sobre ambientes urbanos, estudantes, construtores, movimentos sociais, empresas de tecnologia e inovação, instituições acadêmicas e entidades políticas compartilham experiências na construção de espaços onde se dá a vida social.

Diálogo Portugal Brasil
Com extensa programação, a UIA2021RIO trará o Diálogo Portugal-Brasil, com a presença dos palestrantes Eduardo Souto Moura, Carla Juaçaba e Nuno Sampaio. Para além de valorizarem as produções portuguesas e brasileiras, as influências culturais e a troca de experiências entre arquitetos dos dois países, Eduardo, Carla e Nuno vão homenagear o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, presidente da Comissão de Honra da UIA2021RIO, falecido em Maio, aos 92 anos.

Eduardo Souto de Moura nasceu na cidade do Porto, em Portugal. Ainda antes de se formar em arquitetura pela Escola de Belas Artes do Porto, em 1980, já tinha trabalhado com grandes nomes da arquitetura portuguesa. Souto de Moura é um dos arquitetos portugueses mais premiados. Em 1981, venceu o concurso para o projeto Casa das Artes, centro cultural do Porto, que tem revelado o seu talento em todo o mundo.  Em 2011 ganhou o Prêmio Pritzker; em 2013, o Prêmio Wolf; em 2017, o Prêmio Piranesi; e, em 2018, o Leão de Ouro na Bienal de Veneza.

Carla Juaçaba é uma arquiteta carioca radicada em Londres, onde dirige o Carla Juaçaba Studio. Em 2013 ganhou o primeiro prêmio arcVision para Mulheres e Arquitetura, realizado na Itália.  Presença regular no meio acadêmico, leciona na Graduate School of Design (GSD) de Harvard; a Escola de Pós-Graduação em Arquitetura, Planejamento e Preservação (GSAPP) da Columbia University; e a Academia di Architettura Mendrisio na Suíça.

Nuno Sampaio exerce a sua prática profissional de arquiteto com gabinete próprio desde 2000 e, entre outros projetos, é o autor da reconversão do Centro Histórico de São Martinho de Mouros e do Projeto de Exposição do Museu Nacional dos Coches com Paulo Mendes da Rocha. Foi Mestre e Professor Convidado da ETSA Barcelona da Universitat Politecnica da Catalunya (UPC). Paralelamente à sua prática profissional, continua a trabalhar na defesa e promoção da arquitetura. É presidente da Estratégia Urbana - Laboratório de Inovação e diretor da Casa da Arquitectura, em Matosinhos, Portugal.

África e Bangladesh em cena
Ainda neste dia 18, entre outras presenças, o Congresso traz palestras que prometem impactar: Diébédo Francis Kéré, de Burkina Faso, e Marina Tabassum, de Bangladesh.

Nascido em 1965 em Gando, um vilarejo com 3.000 habitantes em Burkina Faso, um pequeno país africano, Diébédo Francis Kéré se formou em Arquitetura na Universidade Técnica de Berlim e hoje é mundialmente reconhecido por seu trabalho visionário e socialmente relevante. Enquanto era estudante, fundou a associação “Schulbausteine ​​für Gando” e conseguiu angariar fundos para construir a primeira escola na sua aldeia, ganhando o prémio internacional Aga Khan em 2004.

No ano seguinte, fundou o escritório Kéré Architecture em Berlim. Seus projetos na África - escolas, centros culturais, vilas - fizeram com que fosse reconhecido como um agente de transformação social. Responsável por projetos em países com culturas muito diferentes, como Mali, Iêmen, China e Estados Unidos, Francis Kéré coleciona uma série de títulos e prêmios. Em 2009, ganhou o Prêmio Global de Arquitetura Sustentável; em 2010, o BSI Swiss Architectural Award; e, em 2014, o Prêmio Schelling de Arquitetura.

Marina Tabassum nasceu em Dhaka, Bangladesh, onde se formou em 1994. No ano seguinte, fundou o estúdio Urbana. Ganhou o primeiro prêmio no Concurso Nacional para o Monumento da Independência e o Museu da Guerra da Libertação, concedido pela Primeira-Ministra de Bangladesh Sheikh Hasina (1997), e o Prêmio de Arquiteta do Ano, concedido pelo vice-presidente indiano Bhairon Singh Shekhawat (2001). Marina Tabassum leciona na Universidade da Ásia-Pacífico e é Diretora do Programa Acadêmico do Instituto de Arquitetura, Paisagens e Assentamentos de Bengala desde 2015. Em 2016, ganhou o Prêmio de Arquitetura Aga Khan para o projeto da Mesquita Bait-ur-Rouf em Dhaka, Bangladesh.

Saiba como se inscrever e acesse a programação: https://www.uia2021rio.archi

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo