Oportunidades de desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais Inovativos no Brasil - Inscrições gratuitas para 1º de dezembro, 18h

1º de dezembro, às 18h, no Zoom.

- Clique aqui para se Inscrever -

Durante a pandemia, que no Brasil coincidiu com uma crise política e econômica, empreendedores e pesquisadores foram confrontados com uma tempestade perfeita. Como produzir e inovar em cenário de distanciamento social e forte queda nos investimentos em pesquisa? Mas, sabemos, desafios são também oportunidades. À medida que a pandemia dá sinais de, finalmente, estar sendo vencida pela ciência, o que podemos levar de aprendizado para o momento de reconstrução?

Arranjos e sistemas produtivos inovativos locais podem influenciar positivamente e se constituem em uma forte ferramenta de apoio para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável brasileiro.

Neste 9º episódio do Encontros com Tecnologia, nosso evento mensal de netwotking temático, a palestra inspiradora de abertura será sobre “Oportunidades de desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais Inovativos no Brasil”

No Encontros com Tecnologia de dezembro, conversaremos sobre o tema, abordando questões como:

O que são os arranjos e sistemas produtivos inovativos locais?

Em que contexto surgem e se desenvolvem?

O que possibilita essa conjuntura?

Quais são suas oportunidades de desenvolvimento?

Quais são os principais casos de sucesso no Brasil?

Como contribuem para o desenvolvimento sustentável brasileiro?

Quais são os entraves encontrados para a criação e implantação de políticas públicas para a promoção e desenvolvimento desses arranjos?

Essas e muitas outras perguntas nortearão nosso 9º evento. PARTICIPE!

Nosso convidado

Para a palestra que inspirará os debates, receberemos o economista José Eduardo Cassiolato, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenador da RedeSist, Diretor do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI e Secretário Geral de Globelics - Global Research Network on the Economics of Learning, Innovation and Competence Building Systems.

Nosso convidado é pós doutor pela Université Pierre Mendes-France. Foi professor convidado da Universite de Rennes, Secretário de Planejamento do Ministério da Ciência e Tecnologia, Diretor de Pesquisas do IE/UFRJ, Membro da Diretoria da SBPC, Pesquisador Visitante no MIT, University of Sussex e INRA-França.

Experiências anteriores

Enquanto se prepara para o nosso oitavo encontro, te convidamos a conferir os eventos anteriores. Eles são sempre gravados e disponibilizados na íntegra na nossa playlist no canal do Clube de Engenharia.

Os temas e debates são variados e passam por diferentes eixos da tecnologia e do desenvolvimento sustentável no Brasil. Em abril, Lucimar Dantas, gerente de Articulações Corporativas do Parque Tecnológico da UFRJ falou sobre o ecossistema de empreendedorismo. José Carlos da Silva Pinto, professor do Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ, na mesma linha, apresentou os desafios na transformação de projetos científicos em produtos e serviços. O fomento ao empreendedorismo a partir do Poder Público foi tema do evento de setembro. O professor William Saab, da UCM e PUC-Rio falou sobre o BNDES Garagem, iniciativa do banco que desenvolve e acelera Startups de impacto.

A conjuntura nacional para o setor da tecnologia e para o desenvolvimento sustentável também foi tema de algumas edições do evento. Em maio, Luiz Alfredo Salomão, diretor da Escola de Políticas Públicas e Gestão Governamental do IUPERJ/UCAM falou sobre a desindustrialização e seus impactos diretos no mundo dos negócios.

As tecnologias disruptivas, que fascinam e preocupam em igual medida, também marcaram presença. Em junho, tratamos das cidades Inteligentes com Telmo Cardoso Lustosa, ex-diretor da secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. No mês seguinte, conversamos com Marcio Patusco, vice-presidente do Clube de Engenharia, sobre o 5G e as perspectivas nacionais para sua efetiva chegada ao Brasil. Em outubro, a conversa foi sobre o uso da inteligência artificial no setor de atendimento e, em novembro, sobre as  tendências do desenvolvimento econômico e inovação no Rio de Janeiro.  Vale a pena conferir!

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo