Projeto Memória Oral do Clube de Engenharia recebe Duaia Vargas da Silveira

Arquiteta, urbanista, engenheira e socióloga, Duaia Vargas da Silveira é a primeira convidada do Projeto Memória Oral Clube de Engenharia, lançado em 15 de dezembro, Dia do Arquiteto.

Completando 60 anos de carreira, Duaia relembra sua reconhecida atuação em busca da igualdade entre homens e mulheres na profissão ao longo dos anos: foi um trabalho seu, apresentado em um congresso em nome do Clube de Engenharia, que levou o Ministério do Trabalho a reconsiderar e autorizar a presença feminina nos canteiros de obras. 

Duaia atuou fortemente nas Divisões Técnicas Especializadas. A princípio, participou do “Departamento Feminino”, mas aprovou quando ele foi extinto. Achava desnecessário um departamento específico e entendia que a atuação feminina devia estar em todos os setores, de forma igualitária. não em um espaço restrito.  

Duaia também fala sobre sua amizade com o presidente Hélio de Almeida, das visitas técnicas a convite de empresas de todo o Brasil e de um Clube de Engenharia que era parada obrigatória para associados que aguardavam o fim do horário de pico para voltar para casa.  

Da sala da presidência, ao som do trânsito da Avenida Rio Branco e do sino do VLT lá embaixo, conhecemos um pouco mais da história do Clube de Engenharia e de uma de suas associadas mais ilustres.

Confira o piloto: 

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo