Jogo desafia capacidade para prevenção contra deslizamentos

Murgame, desenvolvido por instituição suíça, pode ser acessado gratuitamente online 

A gamificação tem sido um instrumento importante para a execução de tarefas complexas, que se tornam mais agradáveis numa imersão digital. Uma nova aplicação com essa metodologia procura agora simular medidas preventivas contra o fluxo de detritos sobre comunidades fincadas nas encostas de montanhas. Trata-se do Murgame, criado pelo Instituto Federal Suíço para Pesquisa em Floresta, Neve e Paisagem (Swiss Federal Institute for Forest, Snow and Landscape Research - WSL). A plataforma tem muita utilidade para avaliações em condições típicas dos Alpes, mas também pode ser útil para quem pretende lidar com as condições brasileiras. 

Através dessa plataforma, o usuário pode experimentar a eficiácia, o custo e a aceitação entre as pessoas das medidas de mitigação para eventuais deslizamentos. Para jogar, o participante pode acessar gratuitamente a ferramenta através do endereço www.murgame.ch 

O participante precisa em primeiro lugar dimensionar sua comunidade ou vila, estabelecendo um mínimo de parâmetros, como número de habitantes, escolas, comércio, propriedades rurais no entorno, etc. Próxima às casas, fica uma encosta instável, onde está o risco de deslizamento. O Murgame emprega o programa RAMMS, já bastante reconhecido por sua eficiência na simulação de deslizamento de detritos. Ao final do teste, o usuário recebe até um relatório de quanto teria que ser investido no lugar. 

O jogador pode optar entre vários recursos preventivos contra desastres ou para simplesmente evitar mortes. Pode montar um centro de informações, instalar sirenes de alerta para evacuações ou até construir vitualmente diques de contenção, por exemplo. O programa permite que a simulação seja refeira várias vezes conforme as soluções são propostas e também relata como a população local lidou com as medidas. 

Através da simulação, é possível observar que os diques ou açudes são altamente eficientes no controle das enxurradas, mas também é uma solução mais cara e que apresenta alguns impactos, até na paisagem. Outras alternativas são disponibilizadas aos participantes, com os respectivos danos e custos. 

O jogo, portanto, é de grande utilidade no campo educacional e cumpre um papel importantíssimo na difusão da cultura da prevenção, que é ainda mal enraizada no país. 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo