Linha 6 de São Paulo: obras no subsolo exigem cuidado extremo com monitoramento de risco

Avaliações geotécnicas precisam ser constantes para se
evitar acidentes como o da Linha 6 do Metrô de São Paulo

O acidente responsável pelo afundamento de parte de uma das pistas da Marginal Tietê, na capital paulista, serve de alerta para a necessidade de aprimorarmos o monitoramento de riscos em obras subterrâneas. Apesar de as causas do desmoronamento ainda estarem sendo apuradas, sabe-se que no local há uma galeria de esgoto que se rompeu, num ponto próximo ao local onde um equipamento fazia a perfuração para a passagem da Linha 6-Laranja do metrô.

Felizmente, a ruptura da tubulação e o surgimento da cratera não provocaram vítimas, apesar de terem ocorrido às 9h, em horário de trânsito intenso e presença de operários no lugar. No entanto, o episódio não deixa de ser extremamente lamentável e exigir uma avaliação sobre os procedimentos de segurança e de avaliação de riscos geotécnicos. São medidas que precisam ser tomadas constantemente e a presença da tubulação de esgoto no local, sob a principal via expressa da cidade, não poderia ter sido ignorada.

O acidente exige uma apuração profunda com relação a suas causas e, caso encontrem-se culpados, estão sujeitos às penalidades cíveis e criminais. Desmoronamentos em virtude de obras no subsolo são eventos que provocam consequências graves em termos de vidas humanas, danos ambientais, prejuízos econômicos e transtornos sociais. Os responsáveis pelos projetos devem compreender os efeitos de uma eventual negligência e realizar todos os esforços para mitigar os riscos geotécnicos.

Não é a primeira vez que em obras do Metrô de São Paulo ocorrem acidentes dessa natureza. Em 2007, uma cratera também se abriu junto à Marginal do Rio Pinheiros, onde era construída uma estação Na ocasião, sete pessoas morreram soterradas. Apesar da tragédia, ninguém foi punido até hoje pelas vidas perdidas.

A engenharia geotécnica brasileira é de excelência e tem reconhecimento internacional. Nossos profissionais estão plenamente gabaritados para conduzir os processos de segurança com perfeição e por isso eventuais lapsos não podem manchar essa imagem construída ao longo de décadas.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo