UFRJ é considerada a melhor universidade brasileira em ranking espanhol

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi classificada como a melhor instituição de nível superior do Brasil em estudo realizado pelo Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha. No Webometrics Ranking of World Universities, sua colocação foi a de 203º lugar, posicionando-se em segundo em toda a América Latina, onde a Universidade Nacional Autônoma do México (113ª) ficou em primeiro. 

O levantamento já é realizado desde 2004 e com esse último resultado a UFRJ saltou 72 posições no ranking em um ano. Em 2020, sua colocação tinha sido a 275ª. A universidade com sede na capital fluminense foi a única brasileira entre as 250 melhores do mundo, na avaliação espanhola.  

O resultado coloca a UFRJ à frente de instituições tradicionais como a Universidade de Sorbonne (França), a Universidade de Coimbra (Portugal) e a Universidade de Manchester (Inglaterra). Há de se ressaltar também o fato de ter superado as brasileiras Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade de São Paulo (USP), que obtiveram respectivamente  254ª e 312ª posições. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ficou em 330º lugar e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 352º. 

A UFRJ se mantém na liderança nacional devido ao esforço conjunto de seu corpo social, que tem enfrentado enormes desafios com muita perspicácia e comprometimento. Somos uma instituição que permanece atendendo aos interesses do Estado e da sociedade brasileira, apesar das dificuldades orçamentárias e de infraestrutura física. Nosso capital humano vem conseguindo se impor mesmo com a pandemia. Somos um dos orgulhos da nossa nação. Certamente, com mais investimento poderíamos estar em posição ainda melhor entre os líderes mundiais, projetando o Brasil positivamente”, afirma a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho. 

Ranking de universidades

O Webometrics Ranking of World Universities é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa pertencente ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), o maior órgão público de pesquisa da Espanha. 

Criado em 2004 e com presença em mais de 200 países, o estudo avalia cerca de 31 mil instituições de ensino superior no mundo. Segundo a organização da pesquisa, a metodologia utiliza indicadores webométricos e bibliométricos para a elaboração do ranking. Seu principal objetivo é incentivar as universidades a darem acesso aberto ao conhecimento gerado pela universidade. Para isso, considera três indicadores: visibilidade (impacto do conteúdo na internet); excelência (principais artigos citados); transparência ou abertura (principais pesquisadores citados). 

A pesquisa pode ser acessada na íntegra no endereço www.webometrics.info. 

Foto: UFRJ/Reprodução

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo