Clube de Engenharia se solidariza com famílias das vítimas das chuvas em Petrópolis

O Clube de Engenharia se solidariza com os parentes e amigos das vítimas da tempestade que devastou a cidade de Petrópolis na tarde da última terça-feira (15). Também manifestamos nossa consternação com relação aos danos sofridos pelos moradores afetados pelas fortes chuvas, que deixaram também muitos desabrigados. A tragédia volta a enlutar a Região Serrana fluminense, que é atingida todo verão pelas intensas precipitações e que mal conseguiu esquecer o desastre ocorrido em 2011, quando quase mil pessoas morreram.

O momento é de socorro aos desabrigados e de luta para se tentar salvar vidas que ainda possam haver sob os escombros, mas também é de reflexão sobre as causas desse desastre. Fenômenos naturais como esse não podem ser evitados, mas medidas podem e devem ser tomadas para se evitar que as precipitações levem tantas vidas. A adoção de políticas públicas preventivas é fundamental e a união das três esferas de poder, municipal, estadual e federal, faz-se necessária.

Investimentos em contenção de encostas, desobstrução de rios e córregos e principalmente na construção de habitações em áreas mais apropriadas são medidas concretas que trariam maior segurança à população, principalmente aos mais carentes. Também são necessários esforços no sentido da adoção de um plano de alerta mais eficiente que permita às pessoas se abrigarem em locais mais indicados em casos de emergência.

Enquanto não construímos um modelo de enfrentamento às chuvas, que vêm se tornando mais violentas devido às mudanças climáticas, precisamos socorrer as vítimas dessa nova tragédia com nossa solidariedade.

Para doar itens necessários

A Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro está recebendo em sua sede colchões, cobertores, material de limpeza, material de higiene pessoal, alimentos, água, roupas íntimas, máscaras e álcool em gel. Levar as doações ao ponto de arrecadação, na Rua do Russel, nº 1, Glória/Centro do Rio.

O Rio Solidário está coletando materiais de higiene e limpeza, roupas, toalhas, calçados e cobertores, água mineral, copos descartáveis e utensílios domésticos na Travessa Euclides de Matos, 17, Laranjeiras. PIX: CNPJ 00517666000111. Whatsapp: 21 99202-9314.

A OAB RJ, em parceria com a Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro, através do Departamento de Apoio às Subseções, está recebendo itens emergenciais como colchonetes, água mineral, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, roupa de cama, roupas infantis e de adultos, máscaras e álcool gel, além de produtos de limpeza. As doações devem ser deixadas na Avenida Marechal Câmara, nº 210, Centro do Rio.

Para doações de empresas

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) disponibilizou os canais (21) 99925-0363 (whatsapp) ou [email protected] para as empresas realizarem doações de materiais.

Para depósitos bancários

A Catedral FM, Arquidiocese do Rio, Redentor webTV e Caritas RJ estão reunindo doações para ajudar as famílias atingidas. Os depósitos devem ser feitos pelo Banco Bradesco, agência 0814-1, conta corrente 48.500-4. CNPJ e PIX 342679710001-14.

Para doações em Petrópolis / Pontos de coleta

O Colégio Estadual Rui Barbosa / Governo do Estado do Rio, na Rua Alynthor Werneck, 65, Alto da Serra, Petrópolis.

A Câmara Municipal de Petrópolis está arrecadando donativos para as vítimas da chuva. As equipes recebem gêneros alimentícios não perecíveis, água, roupas limpas, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupas íntimas e roupa de cama. O acesso à câmara está sendo feito pela Rua Oscar Weinschenck, das 8h às 18h.

A Ordem dos Advogados do Brasil está arrecadando doações na Rua Marechal Deodoro, nº 229, sobreloja, em horário comercial.

Serviços Jurídicos de Urgência

A Defensoria Pública de Petrópolis atende das 8h às 18h para alvarás de sepultamento, gratuidade para certidão de óbito, aluguel social e internação pelos contatos (24) 99305-7322 (Whatsapp), telefone 192, e-mails [email protected] ou [email protected] ou pelo aplicativo da Defensoria RJ.

O Sesc RJ oferece atendimento psicológico gratuito à comunidade petropolitana. A instituição criou um Gabinete Emergencial que oferece atendimento psicológico gratuito, em especial para familiares e amigos das vítimas fatais, pessoas feridas e cidadãos que sofreram prejuízos com o temporal. Para acessar o serviço é preciso ligar para 21 3138-1189.

Temos a responsabilidade de fazer o possível para que episódios como esse não se repitam.

 

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo