Comissão ouvirá Aneel, Anatel e setor de telecom sobre entraves para implantar o 5G

Publicado originalmente pelo Teletime

Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados quer ouvir entidades empresariais e operadoras de telecomunicações sobre os problemas logísticos e de infraestrutura que podem se tornar entraves para a implementação do 5G. Dentre eles, está o compartilhamento de postes.

Segundo a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), autora do requerimento aprovado na Comissão que pede a realização de audiência pública para discutir estes problemas, é preciso saber como andam as emissões das autorizações municipais para instalação das antenas das operadoras os entraves para que se crie um novo regulamento de compartilhamento de postes entre os diversos setores e empresas provedoras de internet.

A parlamentar elenca ainda que também é importante a sociedade saber sobre os cronogramas da limpeza da faixa das antenas parabólicas para a operação do 5G e da instalação da conectividade nas escolas.

Foram convidados representantes da Abrint, Conexis Brasil Digital, Feninfra, Vivo, Claro, TIM, Sercomtel. Durante os debates, foram incluídos ainda representantes do Laboratório de Políticas de Comunicação da Faculdade de Comunicação da UnB (LaPCom), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Anatel.

"Convidamos alguns atores do mercado fundamentais no processo de implantação do 5G para debater estes entraves e problemas, e buscarmos soluções", afirma a parlamentar. Subscreveram o requerimento os deputados Nilto Tatto (PT-SP), Vitor Lippi (PSDB-SP) e André Figueiredo (PDT-CE).

Foto: Reprodução Teletime

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo