Encontros com Tecnologia desvenda o fascinante mundo da biotecnologia

Pesquisador Bernardo Torres da Costa fala sobre a evolução dessa ciência, seus benefícios para a Humanidade e seus desafios éticos

O Encontros com Tecnologia de julho teve como tema os “Limites e Possibilidades da Biotecnologia". O assunto foi abordado pelo pesquisador Bernardo Torres da Costa, um carioca que iniciou sua graduação na UFRJ e se formou na Universidade de Cantuária, Christchurch, Nova Zelândia. Ele atualmente é diretor do Programa de Engenharia de Organismos da Ginko Bioworks, de Boston, nos EUA. Apesar de se tratar de um assunto eminentemente técnico, são tantas as aplicações da biotecnologia ligadas diretamente ao cotidiano das pessoas, que o público demonstrou grande interesse até o fim e participou levando indagações ao palestrante.

A 15ª edição desse evento do Clube de Engenharia mais uma vez mostrou a importância do aprofundamento do conhecimento sobre tecnologia e da troca de experiências e informações. A biotecnologia tem promovido diversos avanços na busca por aperfeiçoamentos no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, na produção de alimentos e bebidas, em melhorias de processos industriais e até no setor energético.

Para o palestrante não poderia haver exemplo mais contundente da importância da biotecnologia para a humanidade do que as vacinas desenvolvidas para a prevenção contra a Covid-19. Sem essa ciência, segundo ele, não teríamos tido um controle tão rápido da doença, que perdeu letalidade depois da vacinação em massa. Os estudos nesse campo do conhecimento também têm apresentado diversas consequências positivas para os tratamentos médicos. Entre elas, está o aperfeiçoamento do diagnóstico e do tratamento do câncer.

A biotecnologia já é responsável por aperfeiçoamentos na produção de vinhos e queijos, uma combinação saborosa, que é fruto de longas pesquisas. Também é responsável por colocar na mesa das pessoas alimentos que tiveram um cultivo mais eficiente, através de plantas mais resistentes a pragas, fertilizantes mais ricos em nutrientes e também com a proteção dos chamados biopesticidas.

“A biotecnologia já está no nosso dia-a-dia e não é só uma coisa do futuro. Se você comer um queijo, se toma um vinho ou até uma cervejinha, já está utilizando a biotecnologia. Inclusive quem tomou vacina contra o coronavírus também”, ressaltou o palestrante.

O etanol que abastece os veículos é outro desdobramento da biotecnologia. Ela também está presente na indústria do petróleo, conforme explicou o especialista, através da biorremediação, que é um processo de degradação da poluição no mar. Portanto, o setor energético também se aperfeiçoa com as aplicações dessa ciência. 

“A produção de produtos a partir de materiais renováveis tem uma função importante para a sustentabilidade. Você está diminuindo a emissão de CO2 em vez de usar petróleo que libera mais gases do efeito estufa. O uso da biomassa como fonte de energia ainda está no início, mas ajuda a melhorar a situação”, explicou Costa.

No entanto, muitas etapas tiveram que ser cumpridas nesse caminho. O palestrante citou alguns marcos na história do desenvolvimento da biotecnologia, como a aplicação da penicilina, a descoberta da hélice dupla do DNA, a produção de insulina, a clonagem do primeiro tomate transgênico, a publicação do genoma humano, a primeira célula sintética e mais recentemente as vacinas com a técnica do RNA mensageiro.

O especialista não se furtou a falar sobre os aspectos mais polêmicos da biotecnologia, como a produção de alimentos transgênicos, a criação de bebês com características selecionadas e até o uso para práticas criminosas, como o bioterrorismo. As questões éticas envolvendo essa ciência são de fato bastante inquietantes e precisam ser discutidas amplamente, mas não ofuscam os enormes benefícios trazidos até o momento.

As questões éticas também foram levantadas pelos participantes do evento, que mais uma vez dividiu o público em grupos para as discussões e encaminhamento de perguntas. O palestrante foi perguntado sobre o futuro da produção de carne sintética e sobre eventuais riscos da ingestão de alimentos transgênicos e explicou os prós e contras desses processos. 

Mais uma vez, o Encontros com Tecnologia, evento coordenado pela conselheira vitalícia Fátima Sobral Fernandes, conseguiu levar conhecimento para os sócios e o público em geral, promovendo o networking temático. As transmissões são feitas sempre nas primeiras quartas-feiras do mês, às 18h.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo