Acervo do Clube de Engenharia entra em exposição no MAST

Mostra ‘Um Mapa para a República’, inaugurada no Museu de Astronomia e Ciências Afins, em São Cristóvão, exibe relíquias como a Carta ao Milionésimo de 1922

Por Conselheiro Cesar Drucker  

 

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), de São Cristóvão, inaugurou recentemente a exposição “Um Mapa para a República”, celebrando os cem anos do lançamento da Carta ao Milionésimo (escala) e em comemoração ao Bicentenário da Independência. Contribuíram com  importantes participações o Clube de Engrenharia e o Museu da Escola Politécnica da UFRJ. 

Os sócios do Clube que a visitarem vão apreciar dois destaques que chamam nossa atenção: instrumentos históricos do Clube, como o teodolito, trânsito, nível, bússola, que recuperaram o brilho após restauração, e um excelente vídeo de alguns minutos, no  qual é  contada a decisiva atuação do Clube para que o Mapa do Milionésimo fosse realizado.

Há três anos, o Clube assinou um Convênio com o MAST pelo qual ele faria a conservação dos bens do nosso Acervo (documentos, mapas, instrumentos, etc) e em troca a entidade emprestaria seus itens do seu Acervo para exposições no Museu. O acordo trouxe benefícios para ambas as instituições e proporcionou economia de recursos.

O lado científico do empreendimento está bem exposto, pois o Clube defendia  a execução pelo modelo de compilação e levantamentos astronômicos, afinal adotado, contra o então proposto método de triangulação. Importante notar que o Brasil foi o único país da América Latina que fez sua Carta com seus recursos. Os demais tiveram seus mapas feitos pelo serviço geodésico norte-americano. 

Cabe lembrar que a Carta ao Milionésimo foi entregue em setembro de 1922, em meio aos festejos pelo Centenário da Independência. E que ela foi realizada conforme a padronização proposta pela Comissão Internacional do Mapa do Mundo. 

A abertura da Exposição teve a presença do Diretor do MAST, Marcio Rangel, e da curadora e pesquisadora da instituição Moema Vergara. Pelo Clube de Engenharia participaram a Vice-presidente Maria Alice Ibañez Duarte, a Diretora Cultural Ana Lucia Miranda e o ex-Diretor Cultural e conselheiro Cesar Drucker. Pela UFRJ participou o ex-presidente do Clube Heloi José Fernandes Moreira, que é Diretor do Museu da Escola Politécnica da UFRJ, e a curadora Maria Gabriela Bernardino. 

 

UM MAPA PARA A REPÚBLICA 
Museu de Astronomia e Ciências Afins

Rua General Bruce, 586 - São Cristóvão
Visitação: de 5 de agosto a 31 de outubro de 2022
Terça a sexta-feira das 10h às 18h
Sábado das 14h às 18h
Entrada Grátis.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo