Cerimônia marca início de mandato para 25 membros eleitos para o próximo triênio, que vão contribuir para o fortalecimento da entidade

Os novos 25 conselheiros eleitos para o Conselho Diretor do Clube de Engenharia tomaram posse na noite da última segunda-feira (12/09) em Assembleia Geral Solene. A cerimônia foi realizada de forma híbrida, com parte dos membros e dos associados presentes na sede da entidade e parte participando de maneira remota, mas não deixou de contar com clima de confraternização entre todos. A renovação do terço do órgão foi uma oportunidade também para uma breve prestação de contas por parte da Diretoria e de se reforçar os princípios que devem nortear o Clube.

O presidente da entidade, Márcio Girão, conduziu a cerimônia e prestou uma homenagem aos conselheiros que estão deixando o cargo e desejando sucesso aos novos membros que cumprem mandato até 2025. 

Quero expressar meu mais profundo agradecimento pela participação deles em seus mandatos como conselheiros. Todos eles tiveram contribuição importante não só para nossa gestão como na gestão passada”, declarou Girão.

Os eleitos que alcançaram o maior número de votos tiveram a oportunidade de expressar suas expectativas com relação ao mandato e ao futuro da entidade. O presidente do Crea-RJ, Luiz Antônio Cosenza, que obteve 143 indicações na eleição, participou de forma remota, por estar em viagem, e aproveitou para agradecer sua votação. “A entidade está acima de qualquer nome. Seja no clube, nas associações ou no Crea. A entidade está sempre acima. Gostaria de parabenizar a todos os eleitos, independentemente do número de votos e de qualquer divergência”, declarou Cosenza.

Outra conselheira que liderou pelo número de votos foi Maria Elizabete Rodrigues, que fez um pronunciamento em nome dos demais eleitos. Leia abaixo o discurso:

Sinto-me honrada em falar em nome de um seleto grupo de colegas eleitos, amplificando a sua voz. Cabe pensar onde estão os recém-formados e a geração com idade abaixo dos 40 anos. Como reflexão, será que temos os atrativos necessários para que a nossa geração venha a participar das discussões da engenharia? As nossas Divisões Técnicas têm sido alçadas para promover eventos envolvendo até mais de uma DTE e mesmo usando as redes sociais, estamos tendo pouco êxito.

Apesar da crise financeira que o Clube atravessa, já em fase de equacionamento, temos que buscar uma saída para que o associado possa utilizar efetivamente o nosso patrimônio incluindo a sede campestre. O melhor planejamento da nossa sede social se impõe para que não se perca o seu valor cultural e patrimonial. A realização de parcerias é fundamental. Ou seja: temos que nos reinventar.

Devemos em conjunto com as empresas de engenharia e de arquitetura fazer um trabalho forte junto ao Legislativo e ao Judiciário, sem viés político-partidário, buscando a valorização da soberania e da engenharia nacional. A engenharia e a arquitetura juntas muito podem fazer para o retorno do Clube ao protagonismo da área tecnológica na sociedade brasileira.

Por fim, quero usar essas palavras como forma de carinho e agradecimento em quem confiou o seu voto em todos nós, os eleitos. No meu caso, espero não decepcioná-los.

Após a posse, foi realizada Assembleia Geral com os novos membros. O presidente Márcio Girão destacou o intenso trabalho que a atual Diretoria está realizando no sentido do saneamento financeiro da entidade e da retomada do protagonismo do Clube na integração entre instituições e profissionais que atuam na área e nos debates sobre os avanços técnicos e políticos para a engenharia nacional. 

Conselheira Claudia Morgado e a diretora Tatiana Ferreira

 

Temos rumo principalmente na defesa intransigente da nossa missão estatutária. Não somente por isso, mas pela cidadania que nos cabe na defesa do desenvolvimento pela engenharia, na geração de conhecimento pela academia, fatores estes essenciais à manutenção da soberania, com autodeterminação de povo, território e democracia”, afirmou Girão. “Iniciamos nosso segundo ano de mandato, com o mesmo espírito que nos trouxe até agora, renovando a consciência de que a transparência e a busca da unidade, mesmo na divergência, nos levarão aos melhores caminhos para realizarmos os nossos ideais”, concluiu o presidente o Clube.

Veja abaixo a lista dos empossados.

Os novos Conselheiros eleitos e os votos por eles recebidos foram:

 

LUIZ ANTONIO COSENZA

MARIA ELIZABETE CARVALHO MAIA V. RODRIGUES

CLÁUDIA DO ROSÁRIO VAZ MORGADO

NEWTON TADACHI TAKASHINA

IBÁ DOS SANTOS SILVA

CESAR DRUCKER

ANTÔNIO CARLOS SOARES PEREIRA (TONHÃO)

AGENOR CESAR JUNQUEIRA LEITE

JOSÉ EDUARDO PESSOA ANDRADE

FERNANDO OTÁVIO DE FREITAS PEREGRINO

MANUEL DE ALMEIDA MARTINS

LUIZ FELIPE PUPE DE MIRANDA

ABÍLIO VALÉRIO TOZINI

BERNARDO BRANCO LOPES FERNANDES

JORGE OLMAR MARIALVA COPELLO

ALAN PAES LEME ARTHOU

REGINA HELENA CEZAR MALDONADO

REGINA MONIZ RIBEIRO

YURI OLIVEIRA DE LIMA

NELSON MEIRIN COUTINHO

MARIANO DE OLIVEIRA MOREIRA

PAULO ROBERTO VILELA DIAS

LUCAS GETIRANA DE LIMA

LUIZ RODRIGUES FREIRE

RICHARD MAGDALENA STEPHAN

 

Assista à cerimônia:

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo