Autores traçam em livro retrato da realidade brasileira

Às vésperas das eleições, intelectuais fazem análise sobre o Brasil no livro “Tudo por um triz: civilização ou barbárie”, lançado no Clube

Intelectuais brasileiros como Eugênio Bucci, José Miguel Wisnik, Marcia Tiburi, Renato Janine Ribeiro e Pedro Abramovay, entre outros, se debruçaram sobre questões da atualidade e escreveram artigos em que traçam um retrato da realidade atual brasileira. Essa ampla análise dos problemas e das perspectivas nacionais foi reunida numa obra em dois volumes, organizada pelo historiador João Cezar de Castro Rocha. A obra, com o título “Tudo por um triz: civilização ou barbárie”, foi lançada em evento no Clube de Engenharia, com o apoio do IBEP (Instituto Brasileiro de Estudos Políticos), em tarde de autógrafos no último dia 20/09.

O organizador e parte dos autores se reuniram no auditório do 22º andar da sede social do Clube para também dialogar com os leitores sobre a situação atual. O historiador contou que teve a ideia durante uma viagem à Colômbia, onde intelectuais também procuraram repensar os rumos do país a partir do contexto das eleições presidenciais, realizadas em maio. 

“Eu comprei muitos livros nessa viagem, como sempre faço, para tentar entender a situação do Gustavo Petro. Foi a primeira vez que a esquerda chegou ao poder na Colômbia por meio de voto ou de qualquer forma.  E descobri um livro que me impressionou muito, chamado ‘Las elecciones que pueden cambiar la historia de Colombia’. É um conjunto de entrevistas com personalidades do campo progressista que buscavam pensar na centralidade do pleito eleitoral para o futuro da Colômbia”, contou o organizador para explicar sua inspiração.

Ao voltar ao Brasil e perceber que o país também passaria por eleições em breve, Castro Rocha convocou a participação de autores nacionais, que responderam a questões iguais.

Foi um desafio reunir todo o material em pouco mais de um mês, mas o fato é que a obra está nas livrarias e já contou com lançamentos em São Paulo e Curitiba, contribuindo para o debate eleitoral no país. Uma das questões é como os articulistas viam o futuro do Brasil a partir do pleito.

"Sou muito grato ao engajamento dos autores, que tiveram dez dias para enviar os textos. Espero que essas ideias ajudem na reconstrução do país a partir de 2023”, ressaltou o historiador. 

As personalidades do campo progressista que compõem o primeiro volume são:

Andrea Almeida Campos, Boaventura de Sousa Santos, Cesar Calejon, Cláudio Ribeiro, Daniel Munduruku, Eliana Alves Cruz, Eugênio Bucci, Evando Nascimento, José Miguel Wisnik, Lawafare Nunca Mais (Andrea Haas, Cleide Martins Silva, Eduardo Meirelles e Sandra Urech), Lucia Santaella, Marcelo Medeiros, Maria José Silveira, Marcia Tiburi, Nina Santos, Paulo Eduardo Arantes, Raquel Rodrigues Braga, Renato Janine Ribeiro, Ricardo Abramovay, Thomás Zicman de Barros e Tiganá Santana.

Outros grandes nomes do campo progressista que compõem o segundo volume são:

Aldo Arantes, Anelito de Oliveira, Edson Krenak, Giovanna Dealtry, Ive Brussel, Jamil Chade, Juliano Spyer, Letícia Cesarino, Marcelo Barbosa, Marcelo Uchôa, Marina dos Santos, Mayara Balestro, Pedro Abramovay, Pietro Alarcón, Rubens Casara, Sidney Rocha, Tales Ab’Saber, Tatiana Roque, Tom Farias e Vivianne de Castilho Moreira.

Os livros podem ser adquiridos no site da editora Kotter Editorial.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo