Sérgio Abunahman é homenageado durante lançamento de livro

Nova edição atualizada de “Engenharia Legal e de Avaliações” é lançada no Clube de Engenharia, quase um ano e meio após morte de autor

Ainda é motivo de pesar para a engenharia nacional a perda do perito judicial Sérgio Abunahman, ocorrida em abril de 2021. No entanto, seu legado está cada vez mais vivo na memória de seus ex-alunos e de colegas e também através de sua obra. Sinal disso foi o lançamento da quinta edição de “Engenharia Legal e de Avaliações” (Oficina de Textos), na última quarta-feira (21/09), no Clube de Engenharia. A atualização da obra vinha sendo feita pelo próprio autor antes de seu falecimento, mas o trabalho teve que ser concluído por Simone Feigelson e Salvador Bailuni.

Durante o lançamento, em tarde de autógrafos no auditório do 22º andar, a vice-presidente do Clube, Maria Alice Ibañez Duarte, ressaltou o quanto Abunahaman era querido e sua importância para a área acadêmica. O evento teve o apoio da Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas do Rio de Janeiro (ABEA-RJ) e contou com a participação de sua presidente licenciada, Iara Nagle, que foi amiga e parceira em trabalhos com o engenheiro desde a década de 1980. Ela contou “causos” do autor, conhecido por sua generosidade, bom humor e irreverência só comparáveis à sua competência técnica, reconhecida no Brasil e no exterior.

O Sérgio era uma figuraça. Uma pessoa excepcional. Era o maior perito brasileiro e da América Latina. Inclusive em Portugal e na Espanha, fez várias palestras e muitas vezes foi premiado e condecorado em congressos. Seu livro é adotado em diversas universidades do Brasil. Enfim, foi uma pessoa inesquecível”, declarou Iara.

Durante o evento, foi lida mensagem do colega Milton Mandelblatt, que não pôde estar presente, mas fez questão de homenageá-lo: “Quis o destino que Sérgio nos deixasse antes de atualizar e ampliar o seu livro. Era seu projeto e muitas vezes manifestou que sonhava realizá-lo”. Segundo ele, a obra continuará sendo “a grande fonte de consulta e aprendizado dos profissionais da área de engenharia legal e de avaliações” durante muito tempo.

Os revisores da obra explicaram que seu trabalho procurou manter todos os exemplos de personagens indicados pelo autor, atualizando somente as referências e normas utilizadas.

Com relação à ampliação da obra, procuramos manter o seu estilo claro e objetivo. Sérgio ficava muito feliz quando se deparava com ex-alunos exercendo as funções de perito ou assistente técnico, pois atestava ali os seus ensinamentos. Em novembro de 2021, muito merecidamente, o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia instituiu como sua maior condecoração a comenda Sérgio Abunahman”, afirmaram numa carta conjunta os revisores.

Parentes e amigos de Abunahman, incluindo sua irmã Sônia, estiveram presentes à cerimônia. O livro é um verdadeiro curso de Engenharia Legal e de Avaliações e reúne muito da experiência do autor. A obra apresenta conceitos, normas e orientações de valores. Não faltam exemplos reais para enriquecer os conhecimentos dos leitores. 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo