5G terá mais impacto nas aplicações B2B, aponta Consumer Technolgy Association

Por Henrique Julião

Texto publicado originalmente pelo Teletime

Há alguns anos, a CES, principal evento de eletrônica de consumo que acontece anualmente em Las Vegas, “prevê”  a importância da Internet das Coisas no desenvolvimento tecnológico. Mas em 2023, em função do avanço da tecnologia 5G no mundo, a previsão ganhou uma especificação: mercado corporativo. Para o vice-presidente de pesquisa e inteligência da Consumer Technology Association, Steve Koenig, a tecnologia está, no geral, ajudando o mundo a enfrentar os problemas que se colocaram durante ou em decorrência dos efeitos da pandemia de Covid 19. Ele apresentou o estudo com as tendências do mercado de tecnologia na abertura da CES 2023, principal evento de tecnologia dos EUA, que acontece esta semana em Las Vegas.

E para ele isso é especialmente importante no segmento de aplicações corporativas e empresariais, onde a CTA vê grande potencial de crescimento no consumo de tecnologia, com aplicações de IoT. “Outros setores precisam de tecnologias para resolverem seus problemas e vencer os desafios que se colocam nesse novo cenário pós-pandemia”.

Inflação vs. produtividade

A queda do poder de renda da população e o aumento dos juros também terão efeito preocupante sobre o mercado de eletrônica de consumo, mas a CTA aposta que o aumento de produtividade decorrente do uso da tecnologia pode ter efeitos positivos.

Ele lembra que o desenvolvimento tecnológico após a recessão de 2008 foi essencial para trazer a economia global ao trilho. “Naquela época vimos a revolução dos smartphones, do 3G e depois do 4G, nos iPads como um impulso importante. Agora, vemos a mesma coisa acontecendo com o 5G, mas com foco principal no segmento e na transformação empresarial”.

Para ele, o mundo viveu uma crise sem precedente na cadeia de suprimentos de semicondutores durante a pandemia justamente pelo aumento da demanda por tecnologia, que exige uma quantidade maior de processadores, e que o mundo não teve condições de suprir. Mas ele não vê esse risco afastado ainda. Só que agora o problema pode ser o excesso de oferta.

“As cadeias se ajustaram e hoje temos muitos fabricantes com estoque de microprocessadores. Isso pode ter uma consequência preocupante, que é o atraso no lançamento de produtos com novas gerações de chips”, diz  Koenig.

Outro desafio da indústria de tecnologia, especialmente nos EUA, diz Koenig, é a falta de profissionais. Segundo ele, existe um déficit nos EUA de nada menos de 10 milhões de pessoas preparadas para as novas funções que estão sendo criadas.

5G Advanced

O executivo da CTA vê ainda uma transformação importante vinda das aplicações de realidade virtual e inteligência artificial, sobretudo combinadas com o 5G. “O processo de padronização do 5G entra agora nos releases 18 e 19, com o 5G Advanced, onde Inteligência Artificial estará mais intimamente integrada à tecnologia”.

Essa deve ser uma etapa importante para a evolução da Internet atual para a Internet do metaverso. “Comparando o nosso estágio hoje e o metaverso com o que estávamos no começo da Internet, vemos muita similaridade. A diferença é que agora temos uma grande movimentação das empresas nesse sentido”, diz ele. Para ele, existe uma tendência de que não apenas pessoas, mas objetos e ambientes, se façam presentes no metaverso, como o chamado “metaverso das coisas, ou MoT” e é aí que existe um grande espaço para a evolução das tecnologias de consumo.

Por fim, como tendência, a CTA tem dado muito espaço e destaque para a evolução dos veículos conectados. Segundo Koenig, isso acontece não apenas porque trata-se um item tecnológico de consumo importante, mas porque é o espaço em que as pessoas passam muito tempo, e é natural que seja o espaço para que as pessoas utilizem a tecnologia para se localizar, interagir e se entreter enquanto estão em deslocamento. (O jornalista viajou a Las Vegas a convite da Consumer Technology Association)

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