Normas às plataformas digitais ficam no radar para primeiros 100 dias do governo

GT de transição recomendou prioridade para tema, com participação interministerial; governo caminha no sentido da orientação

Texto publicado originalmente pelo Tele.Síntese

 

O relatório final do grupo técnico de Comunicações do novo governo recomenda que a elaboração, nos primeiros 100 dias de governo, de uma agenda para tratar normas referentes aos serviços digitais com diálogo multissetorial. Tema avançou já nas primeiras semanas de governo.

O documento, finalizado no final de dezembro, propôs a criação de uma Secretaria de Serviços e Direitos Digitais no Ministério das Comunicações para tratar do tema. A pasta, no entanto, acabou vinculada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), no âmbito da Secretaria de Políticas Digitais.

Os problemas a serem enfrentados pela chamada Agenda Digital Brasileira incluem “o crescimento das práticas de desinformação, de discurso de ódio e da violência política” e a desigualdade que atinge parte da população que não tem acesso à internet de qualidade.

“Tal agenda envolve diferentes aspectos do ambiente digital, como soberania nacional, telecomunicações, inclusão digital, proteção de dados pessoais, segurança digital, letramento e habilidades digitais, enfrentamento à desinformação e defesa das liberdades de expressão, inteligência artificial, promoção da diversidade e da pluralidade, produção e circulação de bens e conteúdos nacionais, combate a medidas anticompetitivas, transformação digital, entre outros temas que estão dispersos em órgãos variados, bem como em debates legislativos com baixa coordenação”, consta no relatório.

O texto complementa que a agenda deve influir a “identificação das lacunas e dos debates legislativos a serem iniciados” e “mudanças a serem efetuadas com vistas a um arranjo institucional e regulatório convergente que, necessariamente, deverá prever mecanismos de participação multissetorial na deliberação de diretrizes e acompanhamento das políticas setoriais nacionais”.

Em trecho dedicado à regulação das plataformas digitais, o GT recomenda também nos primeiros 100 dias de governo o lançamento de consulta pública sobre o tema, em cooperação com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Medidas já anunciadas

O ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirmou em sua posse que a regulação das plataformas digitais e medidas de combate à desinformação serão debatidas entre vários ministérios, como Educação e Justiça, um entendimento que segue o recomendado pelo GT.

Nesta quarta-feira, 11/01, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou que a pasta está preparando um pacote de projetos de lei que será encaminhado já no início da legislatura. A medida é uma resposta aos atos antidemocráticos que ocorreram em Brasília no último domingo, 8/01.

A elaboração do pacote de propostas está sob a responsabilidade do secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Elias Vaz. Ele afirmou ao Tele.Síntese que os temas combate às fake news, responsabilização de redes sociais e compartilhamento de dados para fins de investigação podem ser incorporados no encaminhamento.

De acordo com Vaz, os detalhes estão em avaliação. “Ainda estamos definindo qual o alcance desse pacote de projetos”, afirmou.

O secretário também confirmou que caso os temas sejam incluídos, a Secom e o MCom devem participar da formulação das propostas. “Ouviremos todos os setores do governo que tiverem alguma afinidade com os projetos propostos” disse Vaz.

Lei na íntegra.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo