Secretário do Ministério das Comunicações faz apresentação de Plano Nacional para o Clube de Engenharia

Maximiliano Martinhão mostra dados de acesso da população brasileira e fala de iniciativas para a universalização da Conexão Significativa no país

O Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, fez uma apresentação ao Conselho Diretor do Clube de Engenharia sobre o acesso à internet por parte dos brasileiros, no último dia 10 de abril. Além de reunir dados sobre a cobertura da rede no país, ele apresentou informações sobre aspectos sociais e econômicos da utilização dessa infraestrutura e de iniciativas do poder público no sentido de ampliar a integração entre as pessoas de forma mais igualitária.

Entre os dados apresentados, o alto número de horas dos brasileiros em conexão com a internet é bastante significativo. Nesse quesito, o país fica em terceiro lugar no mundo, com média de 10 horas e 19 minutos em frente a um disposto, perdendo apenas para a África do Sul e Filipinas. Martinhão fez um balanço sobre a implementação do 5G no Brasil e falou sobre projetos que procuram melhorar o acesso à internet na região Amazônica e no Nordeste, através da implantação de infovias, que têm cortado até os rios do Norte do Brasil.

A Secretaria é responsável pela elaboração das políticas nacionais de infraestrutura. O objetivo da atual gestão é alcançar o padrão de Conexão Significativa. Através do Plano Nacional de Inclusão Digital, a ideia é levar conexão que tenha significado e relevância para quem usa. Ainda há falta de acesso a 10% dos domicílios e limites por conta do dispositivo usado, qualidade de sinal e tempo disponível por mês. Além de universalizar o acesso, melhorar a transmissão de dados para os usuários em geral, garantir a interligação das escolas, faz parte do planto também investimentos no letramento digital.

Para acessar o PDF da apresentação, clique aqui.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo