Rede de TV Telesur entrevista Clube de Engenharia sobre Anatel

Além do canal aberto pela TV venezuelana, que transmite para todo o continente sulamericano, o Centro de Estudos Barão de Itararé e o Conselho Regional de Economia do Estado do Rio de Janeiro (Corecom) manifestaram apoio ao Clube de Engenharia na luta por uma vaga no CC da Anatel

O canal de TV Telesur realizou, dia 1º de março, entrevista com Marcio Patusco, que integra a diretoria técnica do Clube de Engenharia, sobre a candidatura do Clube ao Conselho Consultivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Patusco é o nome que ocupará a vaga, caso o Clube seja indicado. Durante a entrevista à rede de televisão multiestatal, com sede na Venezuela, Marcio Patusco falou sobre a importância da eleição do Clube à vaga, já que esta pode ser ocupada por representantes de interesses divergentes aos da sociedade civil. Segundo o engenheiro, esta é uma candidatura que unifica as entidades da sociedade civil e os movimentos sociais em prol da democratização da comunicação e da melhoria dos serviços de telecomunicações, principais bandeiras do Clube na área.

O Conselho Consultivo da Anatel é um órgão de participação institucionalizada da sociedade nas atividades e nas decisões da Agência. Nele estão presentes 12 membros, nomeados através da Presidência da República após indicação de dois representantes do Poder Executivo, Senado Federal, Câmara dos Deputados e entidades de classe das prestadoras de serviços de telecomunicações, representativas dos usuários e da sociedade.

Mais dois apoios reforçam candidatura

Mais entidades apoiadoras somam-se à campanha do Clube de Engenharia para uma vaga no Conselho Consultivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O Centro de Estudos Barão de Itararé, importante entidade protagonista na luta pela democratização da comunicação, declarou recentemente seu apoio ao Clube. O Barão de Itararé é uma entidade que visa conquistar maior pluralidade e diversidade informativa e cultural no país. Entre os seus principais objetivos estão o aprofundamento de estudos sobre o papel da mídia, o investimento na formação dos novos comunicadores e a luta pela democratização da comunicação. Outro parceiro que efetivou seu apoio à candidatura do Clube de Engenharia é o Conselho Regional de Economia do Estado do Rio de Janeiro (Corecom).

Os dois novos apoios compõem o conjunto de parceiros do Clube nesta luta. Entre as entidades de destaque da sociedade civil estão o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Central Única dos Trabalhadores (CUT),Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, Instituto Telecom, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações do Estado do Rio De Janeiro (Sinttel-Rio), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro(Crea-RJ), Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), Conselho Federal de Psicologia (CFP), Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e Sociedade Digital (SOCID).

Patusco explica que recentemente, uma das vagas da sociedade civil vem sendo ocupada por um representante dos prestadores de serviço, que foi caracterizado erroneamente como representante da sociedade. Por esse motivo o apoio da sociedade civil é ainda mais importante, para que a vaga seja realmente ocupada por representantes dos interesses da sociedade civil. Ele também ressaltou a atuação histórica do Clube de Engenharia na área e em lutas comuns aos movimentos sociais, como pelo Marco Regulatório das Comunicações, o Plano Nacional de Banda Larga, entre outras bandeiras.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo