Expedição Geologia - Embasamento Cristalino e Bacia Sedimentar do Paraná

A equipe da Univesp TV, junto com geólogos e pesquisadores, faz uma viagem pelo Estado de São Paulo em busca de importantes registros que ajudam a contar a história geológica dessa região e de todo o planeta.

No primeiro programa, conheceram o Embasamento Cristalino, a porção mais antiga do Estado. Visitaram a nascente do Rio Tietê, em Salesópolis, e o parque das Neblinas na Serra do Mar. O registro de um antigo oceano é visto no meio da cidade de Pirapora do Bom Jesus.

A equipe da Univesp TV viajou rumo ao oeste do Estado de São Paulo e encontrou, no caminho para Itu, registros da transição do Embasamento Cristalino para a Bacia Sedimentar do Paraná.

A expedição entra na Bacia Sedimentar do Paraná e investiga o compartimento de relevo conhecido como Depressão Periférica. Perto de Iperó, a equipe da Univesp TV visita a Floresta Nacional de Ipanema e encontra as ruínas de antigos fornos de ferro, responsáveis pelas primeiras fundições de ferro nas Américas. Em Rio Claro, apresentam uma mina de calcário onde foram encontrados fosséis do Mesosauro, criatura que andou por aqui há mais de 200 milhões de anos.

Veja os vídeos:

Licenciatura em Ciências: Expedição Geologia PGM 1 - Embasamento Cristalino

Licenciatura em Ciências: Expedição Geologia PGM 2 - Bacia Sedimentar do Paraná (Parte1) 

Licenciatura em Ciências: Expedição Geologia PGM 3 - Bacia Sedimentar do Paraná (Parte2) 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo