A convite da Divisão Técnica de Engenharia Ambiental (DEA) e da Divisão Técnica de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS), no último dia 11, o professor matemático André Nachbin, fez palestra sobre “Modelagem Matemática em Ondas Costeiras – Potencial, Previsão de Riscos, Enchentes, Ressacas e Desastres Naturais.

Na palestra, ele fez uma apresentação com diversas ilustrações de problemas com ondas aquáticas para os quais há um grande interesse de pesquisa em Matemática”.

Este interesse se dá pela inovação matemática inerente aos problemas, assim como também pelo potencial de aplicação, em particular em temas relacionados ao Meio Ambiente.

“No nosso estudo de Ondas Costeiras temos em mente grandes distúrbios, que podem ser ondas de superfície, onde podemos incluir tsunamis, como também ondas internas ao oceano. Este tema é de interesse tanto em questões de proteção ambiental, na região costeira, como também em questões de operações submarinas”, explicou André Nachbin.

"Outro problema de interesse", prosseguiu o matemárico, "é o de uma onda em rios, ou canais, com curvas abruptas, e bifurcações. Por exemplo, no caso de uma onda de enchente queremos estimar quanto de água vai para o lado direito ou para o lado esquerdo desta bifurcação. Esta análise certamente está relacionada à segurança de áreas à jusante da bifurcação."

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo