Jornal do Comercio - Coluna Marcia Peltier – 26/09/2012

 Em comum

Responsáveis pelas obras de remodelação das regiões portuárias de Londres, Nova York, Cidade do Cabo, Buenos Aires e Havana aportaram ontem, no Rio, para conhecer os projetos em curso na zona portuária carioca. Hoje e amanhã, o grupo, conduzido por Jorge Arraes, da Companhia de Desenvolvimento Urbano para a Região do Porto (Cdurp), participa do evento Transformações Urbanas e Patrimônio Cultural, no Clube de Engenharia. Vão analisar as intervenções na cidade sob os pontos-de-vista histórico, socioeconômico, ambiental e cultural.

Instituto de Arquitetos do Brasil – 14/09/2012

Simpósio Transformações Urbanas e Patrimônio Cultural abre debate sobre os rumos do Porto Maravilha, nos dias 26 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro

Arquitetos, urbanistas e engenheiros responsáveis pela revitalização de cinco áreas portuárias de importantes cidades do mundo se reúnem no Rio de Janeiro, entre os dias 26 e 27 de setembro, no Clube de Engenharia, para debater e provocar uma reflexão coletiva sobre os diferentes processos e instrumentos adotados nas intervenções urbanas visando o Projeto Porto Maravilha. Com entrada franca, o Simpósio Transformações Urbanas e Patrimônio Cultural vai analisar os resultados alcançados, face aos distintos contextos históricos, socioeconômicos, ambientais e culturais de projetos como em Nova Iorque com o plaNYC (plano estratégico de longa duração e sustentabilidade de Nova Iorque), do prefeito Michael Bloomberg e do parque High Line. Também serão estudados cases como a transformação de Puerto Madero, em Buenos Aires, as estratégias e organização da Copa do Mundo de 2010, na Cidade do Cabo, a revitalização de East London, que fez parte das metas de sustentabilidade dos Jogos Olímpicos de 2012, e a formação da mão de obra especializada na conservação sustentável do patrimônio, em Havana.

>>continue lendo

O Dia -  21/09/2012

UFRRJ promoverá semanalmente seminário sobre sustentabilidade

Rio -  A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), através do Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável, vai começar a discutir o tema sustentabilidade, semanalmente, até o fim deste ano. E o pontapé inicial começa na próxima terça-feira, dia 25 de setembro, no Seminário Diálogos para Prática do Desenvolvimento Sustentável.

>>continue lendo

O Dia – 27/09/2012

Certificação de produtos orgânicos do Rio desperta interesse de outros países

Rio -  O processo de certificação praticado pelos agricultores orgânicos do estado do Rio de Janeiro começou a chamar a atenção de outros países, disse à Agência Brasil o diretor do Instituto de Agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Antonio Carlos Abboud. Ele falou nesta terça-feira sobre o setor, durante o Seminário Diálogos para Prática do Desenvolvimento Sustentável, que o Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável da UFRRJ promoverá semanalmente no Clube de Engenharia até o final do ano.

>>continue lendo

Monitor Digital – Fatos – 25/09/2012

Recuperação

Os rumos do Porto Maravilha e de outras obras da cidade do Rio de Janeiro vão ser debatidos nestas quarta e quinta-feira, a partir da experiência de Londres, Nova York, Buenos Aires, Cidade do Cabo e Havana. O simpósio, realizado pelo BNDES e Clube de Engenharia, trará representantes das áreas de urbanismo, arquitetura e engenharia. Será na sede do Clube, 25º andar, de 9h a 18h30.

Terra – 26/09/2012

Processo de certificação de produtos orgânicos do Rio de Janeiro desperta interesse de outros países

Alana Gandra, Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro - O processo de certificação praticado pelos agricultores orgânicos do estado do Rio de Janeiro começou a chamar a atenção de outros países, disse à Agência Brasil o diretor do Instituto de Agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Antonio Carlos Abboud. Ele falou hoje (25) sobre o setor, durante o Seminário Diálogos para Prática do Desenvolvimento Sustentável, que o Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável da UFRRJ promoverá semanalmente no Clube de Engenharia até o final do ano.

>>continue lendo

Living Design  -  26/09/2012

Acontece hoje e amanhã o Simpósio Transformações Urbanas e Patrimônio Cultural, no Auditório do Clube de Engenharia no RJ

>>continue lendo

R7 – 27/09/2012

Candidato à Prefeitura do Rio, Fernando Siqueira quer resgatar projeto dos Cieps de Brizola

Candidato à Prefeitura do Rio pelo PPL, o engenheiro Fernando Siqueira disse que pretende resgatar o projeto dos Cieps (Centros Integrados de Educação Pública) do ex-governador do Rio Leonel Brizola. Em entrevista ao RJ no Ar da Rede Record, na manhã desta quarta-feira (26), Siqueira afirmou que, se for eleito, vai construir novas escolas na cidade.

>>continue lendo

AEERJ – 25/09/2012

Francis Bogossian

Desde a criação da Petrobras, em 1953, a produção brasileira de petróleo vem aumentando de forma extraordinária, tendo atingido, em 2011 a marca considerável de quase 2,4 milhões de boed (barril equivalente de óleo e gás) por dia. Com a descoberta das formidáveis reservas da região do pré-sal, a expectativa da empresa é de que a produção de petróleo duplique até o ano de 2020.

>>continue lendo

JusClip -  21/09/2012

Reunião do Fórum discute políticas para fomento da economia criativa

A Câmara Setorial de Economia Criativa do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado realizará, nesta terça-feira (25/09), uma reunião com o objetivo de discutir a formulação de  propostas de fomento de políticas públicas de incentivo à economia criativa. O encontro será às 15h, no Clube de Engenharia, 18° andar.

>>continue lendo

G1 – 26/09/2012

Arquitetos debatem Porto Maravilha no Clube de Engenharia no Rio

O Clube de Engenharia, no Centro do Rio de Janeiro, recebeu arquitetos, urbanistas e engenheiros nesta quarta-feira (26) para debater o processo de intervenção no Projeto Porto Maravilha no evento “Simpósio Transformações Urbanas e Patrimônio Cultural”. Os palestrantes são responsáveis pela revitalização de áreas importantes de cidades do mundo.

>>continue lendo

O Dia – 27/09/2012

Pão de Açúcar de cara nova

Rio -  Daqui a um mês, o bondinho do Pão de Açúcar vai comemorar seu centenário. Para celebrar a data de cara nova, algumas obras já estão sendo realizadas no parque, que vai ganhar estações panorâmicas, com teto de vidro, e um "minibondinho" no Morro da Urca, no mesmo layout do grande, que levará os visitantes da área onde ficam a praça de alimentação e as lojinhas até o local da estação.

>>continue lendo

CPRM – 25/09/2012

CPRM participa de debate sobre a nova lei de política de Defesa Civil

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) marcou presença em mais um importante evento para a geologia do Brasil. Nesta quarta-feira (12/9), representando a instituição, o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Thales Sampaio, participou de debate durante discussão sobre a nova lei de Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, que entrou em vigor em abril.

>>continue lendo

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo