Carga tributária no Brasil é alta, mas valor das tarifas de celular não se justificam

O Brasil tem um dos piores serviços de telefonia móvel do mundo. Tarifas altas, serviços mal prestados e atendimento ao cliente insatisfatório são algumas das principais reclamações dos usuários. A sociedade civil organizada decidiu, então, apresentar uma proposta de investigação das operadoras de telefonia. “A CPI das Móveis, protocolada no dia 08/08/12, tem como objetivo investigar as operadoras de telefonia móvel com relação às tarifas abusivas e má qualidade na prestação de serviço. Os brasileiros pagam a 2ª maior tarifa de celular do mundo, ficando atrás apenas da África do Sul”, explicam os organizadores da campanha “Eu apoio a CPI para redução das altas tarifas de celular”. Eles esclarecem também que as tarifas de um celular de uma operadora para outra são as mais altas. Após 14 anos de privatização, os valores continuam exorbitantes.

Entre as entidades que apoiam a CPI estão: o Clube de Engenharia, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o Instituto Telecom, o Coletivo Digital e o Intervozes Brasil. Segundo o diretor de Atividades Técnicas do Clube de Engenharia, Márcio Patusco, o Clube de Engenharia em inúmeros artigos publicados na imprensa vem apontando as deficiências do serviço celular no Brasil. “Apoiamos as recentes sanções às operadoras, achando-as até tímidas se comparadas aos deslizes de qualidade praticados no serviço”, declarou Patusco.

No setor de Telecomunicações, o Brasil possui um oligopólio. Quatro operadoras móveis dominam o mercado, o que traz como consequência, entre outros problemas, um serviço precário para o consumidor brasileiro. A equipe pró CPI das operadoras de telefonia móvel divulgaram uma tabela que aponta as diferenças entre as taxas a que as empresas são submetidas em alguns países e como isso se reflete no preço das tarifas. O resultado mais impressionante é a comparação entre Brasil e Índia. A diferença de tributação entre os dois países é de 143%, mas a diferença entre os preços das ligações é de 3000%.

“Resumidamente, pagamos as tarifas mais altas por um serviço de péssima qualidade, em que as ligações são derrubadas, os sinais são horríveis, além de uma série de outros problemas. Se você não concorda com esse cenário da telefonia no Brasil, apoie esta CPI e vamos mudar essa situação”, convidam os membros da campanha.

Para mais informações, acesse a página do facebook da campanha: www.facebook.com/cpidasmoveis

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo