O Rio de Janeiro comemora o centenário do primeiro teleférico do Brasil, projetado por Augusto Ramos, sócio do Clube de Engenharia

Nesse mês de outubro, um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro completa 100 anos. O Bondinho do Pão de Açúcar foi o primeiro teleférico do Brasil e o terceiro do mundo. A ideia surgiu em 1908, durante a comemoração dos 100 anos da abertura dos portos por Dom João VI. O engenheiro Augusto Ferreira Ramos, antigo sócio do Clube de Engenharia, projetou e construiu um "caminho aéreo" entre os morros da Baía de Guanabara para alavancar o turismo no Rio de Janeiro. Ao conseguir capital e apoio do governo, fundou a Cia. Caminho Aéreo Pão de Açúcar, a mesma que administra o bondinho até hoje. Na época, o projeto era bastante ousado. Só existiam dois teleféricos no mundo: o do Monte Ulia, na Espanha, com extensão de 280 metros, e o de Wetterhorn, na Suíça, com 560 metros. A primeira linha foi inaugurada em 27 de outubro de 1912.

 A proposta de associação de Augusto Ferreira Ramos ao Clube de Engenharia partiu de um dos fundadores da entidade, Conrado Jacob de Niemeyer. Augusto Ferreira Ramos tornou-se sócio do Clube em 1894, 12 anos após formar-se na Polytecnica do Império do Brasil, atual Faculdade de Engenharia da UFRJ. Em artigo publicado na revista Brazil – Ferro – Carril número 36, em 1912, os redatores explicam detalhadamente o projeto. São gráficos, imagens, cálculos e descrições minuciosas que vão desde a posição dos cabos até os dispositivos de segurança. Os autores do artigo examinaram as duas estações da Urca e descreveram a experiência como “esplêndidos panoramas que do alto do morro se descortinam tanto da parte interna da baía como fora da barra”. No artigo também aparecem falas de Augusto Ferreira Ramos, que relatou dificuldades de ordem financeira para levar o empreendimento adiante. Segundo o texto, as dificuldades foram vencidas a troco de muita competência, pois para convencer os investidores eram necessárias “espalhafatosas promessas de lucros mirabolantes”.

O primeiro trecho do Bondinho foi inaugurado em 1912. Em 1970, com o aumento da demanda, outra linha foi construída. A nova linha foi inaugurada em 1972 e, com algumas reformas, continua operando até hoje.

Clique aqui para ver o artigo da revista Brazil – Ferro – Carril completo.

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